LANÇADO OFICIALMENTE O JOVEM APRENDIZ DO CAMPO  

Notícia de 23/07/2019.

 

A noite de sexta-feira, dia 19 de julho, foi marcada por mais uma conquista para a Educação do Município de São Pedro da Serra.

 

Nesta noite foi lançado oficialmente o Programa Jovem Aprendiz do Campo. Programa que tem por objetivo a capacitação profissional de adolescentes e jovens junto às Cooperativas Agropecuárias.

 

O Programa é administrado pelo Sescoop/RS e será aplicado pelo Colégio de Teutônia, que dispõe de profissionais qualificados e comprometidos com a preparação destes 15 jovens que foram escolhidos para serem os primeiros a desenvolverem o Programa no Município.

 

Foram quatro as Cooperativas que abraçaram esta ideia junto à Administração Municipal: Sicredi Serrana, Santa Clara, Certel e Ouro do Sul.

 

Na noite do lançamento estiveram presentes autoridades do Município, o Diretor e os Professores do colégio Teutônia que atuarão no Programa, os jovens contemplados com o Curso, suas famílias, representantes das Cooperativas e demais comunidade que puderam acompanhar uma explanação do que realmente vai acontecer durante estes dois semestres de aprendizado e troca de experiências, apresentada pela Coordenadora de Projetos do CT Maria de Fátima Fuser.

 

Os presentes ainda acompanharam os discursos da Prefeita Municipal que destacou a importância do programa para os jovens são-pedrenses, da Secretária de Educação que falou da alegria em poder implantar o Programa do Município, do Vereador Carlos Walter um dos idealizadores do projeto para São Pedro, do Diretor do Colégio Teutônia Jonas Rückert que falou da alegria de passar a fazer parte da comunidade de São Pedro da Serra e ainda acompanharam a benção do pároco Isaías.

 

            Realizando um sonho da Comunidade São-pedrense, a Prefeita Municipal externou sua alegria: “Estamos felizes com a implantação deste Programa. Temos muito a agradecer às Cooperativas que abraçaram essa ideia conosco e ao Colégio Teutônia, nosso grande parceiro na realização deste sonho. O Programa oferece além de uma excelente preparação, vínculo empregatício e remuneração aos jovens aprendizes. Com a implantação do Centro de Capacitação e Formação Profissional pretendemos formar nossos jovens para o mercado de trabalho, prepará-los da melhor maneira possível com cursos técnicos nas mais diversas áreas, essa primeira turma do Jovem Aprendiz do Campo nos impulsiona a buscar mais. Para o ano que vem pretendemos ampliar o Programa.”

 

O Programa tem uma carga horária de 1104 horas, sendo 552 horas teóricas realizadas na escola de Vila Nova e 552 horas práticas a serem realizadas nas próprias propriedades dos alunos. Com isso o Colégio de Teutônia pretende significar o aprendizado e o entendimento da Agricultura Familiar e Agronegócio para os jovens envolvidos.

 

            A Secretária de Educação Rosimeri Rech também falou desta grande conquista: “Uma noite muito feliz, esperamos muito por este momento. Foi mais de um ano trabalhando e buscando a execução do Programa. Não tem palavras que definem nosso sentimento, realmente é uma grande conquista. O Município só tem a ganhar com o Programa, inicialmente são esses 15 jovens que serão preparados por professores qualificados para atuarem na área da agricultura e agropecuária, com certeza muitos outros virão”.

 

            Com um propósito de apoiar projetos da Educação, a Cooperativa Sicredi Serrana esteve representada pelo Gerente da Unidade de São Pedro da Serra, Rudimar Gobatto que falou em nome da Cooperativa: “O Sicredi aposta muito Na Educação. Temos o Jovem Aprendiz na área administrativa e agora nos engajamos no Jovem Aprendiz do Campo, pois acreditamos que o setor do agronegócio merece um apoio especial, o desenvolvimento das propriedades é interessante para todo Município, uma vez que as oportunidades não estão só na cidade. Apoiando este projeto, esperamos contribuir na formação de futuros investidores do agronegócio”.

 

            A Gerente da Cooperativa Santa Clara do Município, Katiusia Tonezer, também falou da importância do projeto: “Um projeto importante que soma muito para a Cooperativa que está no Município há 34 anos. Estamos com seis dos quinze jovens, sendo que procuramos valorizar nossos sócios que são de nossa casa. Estamos no começo de um projeto que vai ser lindo. Estamos felizes por fazer parte desta parceria”.

 

            Hernane Mallmann, representante da Cooperativa Certel destacou a importância da parceria: “A Certel sempre buscou ser parceira dos municípios que atua, nosso principal objetivo é fornecer energia com qualidade para todos, inclusive para as propriedades do campo. O Jovem Aprendiz do Campo vem oportunizar aos jovens ampliação de conhecimentos que resultarão em propriedades mais profissionais. A Certel apoia os produtores rurais, na própria Assembleia realizada em março foi aprovado recurso a fim de baratear os custos de energia aos agricultores. A Cooperativa está sempre presente aos seus associados, satisfação fazer parte deste Programa”.

 

            O Programa terá início no dia 06 de agosto e estará envolvendo 15 famílias do Município que estarão participando efetivamente da formação e preparação da primeira turma do Programa Jovem Aprendiz do Campo.

 

            A Coordenadora dos Projetos do Colégio Teutônia, Maria de Fátima Fuser, destacou a parceria do Colégio Teutônia com o Município de São Pedro da Serra: “Este sonho iniciou ainda no ano passado e tomou corpo a partir de abril de 2019, é um projeto que está sendo construído a muitas mãos e o esforço de todos sem dúvida foi importantíssimo para a concretização do projeto. Ao Colégio de Teutônia resta o compromisso e a responsabilidade de fazer o melhor para os jovens de São Pedro da Serra. Nosso objetivo é dar continuidade ao Programa Jovem Aprendiz do Campo, além de buscar ampliação deste Centro de Capacitação que dispõe de um excelente espaço físico. É um perfil do Colégio Teutônia  abrir fronteiras”.

 

            A Administração Municipal agradece o apoio de todos os evolvidos, deseja as boas vindas ao Colégio Teutônia e sucesso aos 15 jovens contemplados com o Programa.

 

 

Créditos: ASCOM São Pedro da Serra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria de Fotos

media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo
media/Lançamento Jovem Aprendiz do Campo

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h