Jovem Aprendiz do Campo

Notícia de 15/07/2019.

O programa Jovem Aprendiz é um programa criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam à capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

O Programa Jovem Aprendiz do Campo, mais especificamente, é um projeto do Sescoop/RS, que atende as Cooperativas Agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar.

O Município de São Pedro da Serra, juntamente com a Secretaria da Educação, Esporte e Lazer, em parceria com o colégio Teutônia, SESCOOP/RS, e as Cooperativas Sicredi Serrana, Santa Clara, Certel e Ouro do Sul, abraçaram essa idéia preocupando-se também com a capacitação profissional de nossos jovens.

Na primeira turma de Programa Jovem Aprendiz do Campo serão contemplados 15 jovens que farão o curso de Aprendizagem, que acontecerá no prédio da Escola de Vila Nova que a partir desse ano encerrou as atividades do ensino regular.

A Secretária da Educação Rosimeri Rech externa sua felicidade com o Programa: “Estamos imensamente felizes com essa conquista, afinal, são 15 jovens se preparando para o mercado de trabalho que terão carteira assinada e um rendimento mensal, sem falar de toda aprendizagem e formação profissional e pessoal que terão, o que nos orgulha muito e nos faz acreditar cada vez mais que a educação é o caminho para um futuro de sucesso e por um mundo melhor”.

Esse Programa tem uma carga horária de 1104 horas, sendo 552 horas teóricas realizadas na escola e 552 horas práticas a serem realizadas nas próprias propriedades dos alunos conforme plano de trabalho proposto pelo CT.

Os jovens que foram contemplados com o programa serão treinados por médicos veterinários, agrônomos, biólogos, advogados, economistas, administradores, engenheiros de produção, zootecnistas, analistas de sistemas entre outros.

Recursos Materiais que possibilitem o desenvolvimento das aulas teóricas e as atividades práticas simulando uma pequena propriedade rural são disponibilizados aos contemplados pelo Programa.

Junto ao desenvolvimento das atividades práticas desse programa, surgiu a ideia de montar-se uma Cooperativa Escolar, que são Associações de Estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados.

Feliz com mais esta conquista para a Educação de São Pedro da Serra,a Prefeita Municipal fala do Programa e dos objetivos futuros: “O Programa Jovem Aprendiz do Campo vem de encontro ao desenvolvimento rural de nosso Município. Nosso principal objetivo com esse Programa é possibilitar à esses jovens um aprendizado qualificado que lhes permita dar continuidade ao trabalho no campo. Temos como meta transformar a Escola de Vila Nova em um Centro de Capacitação Profissional, estamos começando com este Programa e aos poucos estaremos estendendo para demais cursos a serem oferecidos aos jovens são-pedrenses e de toda região”.

A Administração Municipal agradece aos apoiadores desse Projeto que contribuíram de forma significativa e incansável para que se tornasse realidade. Colegio Teutônia, Secoop/Rs, Cooperativas Sicredi Serrana, Santa Clata, Certel e Ouro do Sul e convida à todos a participarem da ABERTURA OFICIAL do Curso Jovem Aprendiz do Campo que acontecerá no dia 19 de julho às 18h30 na Escola da Comunidade de Vila Nova.

Venha participar e celebra conosco esta grande conquista para os São-pedrenses!!!