A Felicidade Traduzida Pela Dança

Notícia de 08/05/2019.

No ano de 2019 o Centro Cultural e do Bem-Estar de São Pedro da Serra em Parceria com a Administração Municipal está desenvolvendo o “Projeto Laços de Cultura”.

Entre muitas outras oficinas que estão sendo oferecidas para os alunos e também para toda comunidade, está a Oficina de Danças, nas categorias: Balé Clássico, Balé Criativo, Dança Criativa e Jazz .

A novidade trazida este ano pelo Centro Cultural agradou a comunidade são-pedrense e já são cerca de 80 crianças entre 03 e 10 anos que estão sendo atendidas com as oficinas que acontecem no Centro Cultural nos turnos da manhã e da tarde, de acordo com a disponibilidade das crianças.

A dança traz benefícios que perdura a vida toda, desenvolve na criança a compreensão de suas capacidades de movimento, despertando também sua expressividade de forma autônoma, responsável e sensível. O dançar é um exercício que por si só, é espontâneo e permite que a criança que a exerce melhore seu senso de equilíbrio, ritmo, autoconfiança e principalmente a consciência do valor do seu corpo.

O balé clássico possui movimentos de muita precisão mesclados com delicadeza e suavidade para os grandes saltos e giros. Usa músicas tradicionais do estilo clássico/erudito ou músicas instrumentais contemporâneas, ao piano ou com grandes orquestras. Seus principais benefícios são consciência corporal, resistência aeróbia e flexibilidade. Trabalha a expressividade, a espontaneidade, a formação cultural e artística, a criatividade e o condicionamento físico.

O Jazz Dance pode ser descrito como uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada por vários ritmos simultâneos, movimentos sincopados e pelo swing. Propõe o desenvolvimento do corpo e suas potencialidades, tanto na questão da coordenação motora quanto uma fonte de construção de conhecimento. Trabalha a expressividade, a espontaneidade, a formação cultural e artística, a criatividade e o condicionamento físico.

As oficinas são ministradas pela Professora Ana Paula Caselani Palharini, sempre as quartas-feiras e tem por objetivo desenvolver capacidades intelectuais e sociais, cultivar a criatividade e fortalecer a autoestima dos alunos.

A Coordenadora do Centro Cultural, Professora Vera, fala das novidades deste ano: “Nosso objetivo é atender cada vez mais usuários e trazer sempre novidades que agradem à todos os públicos. As oficinas de Dança além de proporcionarem momentos de muita descontração para as crianças, desenvolvem suas habilidades motoras e ajudam muito na sua formação cultural e artística. Estamos felizes por poder oferecer estas oficinas e assim contribuir no desenvolvimento intelectual e social das crianças são-pedrenses”.