Fantasia da Império Serrano no Centro Cultural

Notícia de 28/01/2019.

 

carnaval é uma festa popular que surgiu ainda na Antiguidade com intuito de celebrar os deuses pagãos e a natureza. Foi reconhecida pela igreja e incluída no calendário cristão depois de muitos séculos, ainda hoje é comemorada no mundo inteiro, com características diferentes em cada país.

O carnaval comemorado no Brasil sofreu influência de uma festa de rua, de origem portuguesa, o entrudo, que consistia em jogar farinha, ovo e tinta nas pessoas. Porém, a comemoração também passou por mudanças por causa do folclore indígena e a cultura africana, trazida pelos escravos. Todos esses fatores culturais construíram um carnaval distinto em cada parte do Brasil.

O Rio de Janeiro é famoso pelos desfiles das escolas de samba, na Bahia os trios elétricos atraem milhões de foliões todos os anos e em outros estados, como Pernambuco e Minas Gerais, o carnaval de rua é o mais popular.

O Centro Cultural São Pedro da Serra recebeu como forma de doação uma fantasia do Carnaval de 2018 do Rio de Janeiro, mais especificamente da Escola Império Serrano que tinha por enredo: Império do Samba na Roda da China.

A fantasia que se encontra na Sede do Centro Cultural, foi doada pelo Diretor de Carnaval William Costa e trazida para o Rio Grande do Sul por Ricardo Schmitz Ongaratto, representa a Festividade da China na Serrinha – Comunidade de Madureira.

Ficará exposta no centro Cultural a fim de mostrar aos visitantes um pouquinho da Cultura do Carnaval Brasileiro.

 

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h