São Pedro da Serra Contra a Dengue

Notícia de 13/11/2018.

Foi realizado nos meses de Outubro e Novembro nas Escolas o projeto TURMINHA CAÇA MOSQUITO, que trata sobre a conscientização que a PREVENÇÃO é a única arma contra a Dengue.

A Dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito AEDS AEGYPTI, que cresce assustadoramente causando um grande surto, preocupando os órgãos públicos.

Este projeto surgiu da necessidade de mobilizar a comunidade para a prevenção e combate à Dengue. É preciso sensibilizar os alunos, professores, pais e a comunidade para que os mesmos se mobilizem sobre os cuidados que devem ter para evitar o crescimento do foco.

As crianças são fundamentais na propagação das informações sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas: dengue, Zika e chikungunya, principalmente no âmbito familiar. Elas são peças chaves na mobilização, não só por levarem as informações para casa, mas na formação de uma sociedade mais consciente no futuro.

Foi criada a personagem Dengosa, confeccionados Gibis da Turminha Caça Mosquito que foram distribuídos, os alunos puderam ver as larvas do mosquito no Microscópio, e alguns alunos foram no cemitério para procurar e eliminar água parada e larvas. Foram doados 2 microscópios para as escolas.

A Secretaria Municipal da Saúde, através da responsável pelo combate ao mosquito da Dengue, Rejane Fries, quer agradecer as Direções e professores por terem disponibilizado um horário para esta integração Saúde e Educação.