Formatura PROERD

Notícia de 06/11/2018.

Na última quarta-feira, dia 31 de outubro, foi realizada a Solenidade de Formatura do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, desenvolvido pelo 5º Batalhão de Polícia Militar.

Baseado no programa Norte Americano DARE (Drug Abuse Resistence Educacion), trazido ao Brasil em 1992 e ao Rio Grande do Sul em 1998, o PROERD teve sua primeira edição em 2005 no município de São Pedro da Serra.

Atualmente o programa atende alunos do 5º Ano do ensino fundamental, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes, buscando ajudar no desenvolvimento da auto-estima, lidar com o estresse, reconhecer e resistir às pressões diretas e indiretas que influenciarão a experimentar as drogas, bem como orientar na escolha por decisões positivas e saudáveis.

Desenvolvido nos municípios de Barão, São Pedro da Serra, Salvador do Sul e São José do Sul, pelos Soldados e Instrutores Carlos Alberto Coelho Santos Junior e Franklin Giusepe de Moura, o trabalho de 2018 atingiu 13 turmas, atendendo um total de 212 alunos.

A Formatura destes alunos ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes Reinaldo Ermino Mombach, em São Pedro da Serra, contando com a presença de familiares, amigos, autoridades, professores e diretores de escolas dos quatro municípios envolvidos, bem como dos policiais da Brigada Militar/3º Pelotão, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do vale do Caí e do 5º Batalhão de Policia Militar.

Durante a solenidade, além das homenagens, aconteceram as apresentações dos trabalhos destaques de cada município, onde cada autor recebeu um mimo em reconhecimento ao seu esforço, estando entre estes o trabalho da aluna CARINA LUIZA CORNELIUS da Escola Municipal Imaculado Coração de Maria de São Pedro da Serra.

Além dos trabalhos, foram premiados, também, com uma Medalha Proerd os alunos destaques de cada turma, incluindo o aluno LUIZ GABRIEL CORNELIUS SCHAFER da Escola Municipal Imaculado Coração de Maria e a aluna SAMIRA HENKES DE ALMEIDA da Escola Estadual Guilherme Appel, ambos do município de São Pedro da Serra.

Ao final da Solenidade cada município presenteou um aluno com uma bicicleta, as quais foram sorteadas entre todos os alunos participantes do programa.

A Secretaria da Educação de São Pedro da Serra parabeniza aos formandos do Programa pela sua dedicação e em especial ao 5º Batalhão de Policia Militar e seus instrutores por capacitarem os estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência, sensibilizando para valores morais e éticos, e assim proporcionar a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz.

Parabéns a todos!