14ª Feira do Livro e da Arte movimenta São Pedro da Serra

Notícia de 02/10/2018.

“Quem lê um livro cria um castelo. Quem o Lê mora nele!”, frase de autoria do escritor brasileiro Monteiro Lobato, foi tema da 14ª Feira do Livro e da Arte de São Pedro da Serra.

Realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer em parceria com Fecomércio SESC/RS de Montenegro e com o apoio das Escolas do Município, o evento contou com a RecreArte Sesc e seus brinquedos, para proporcionar momentos de muita alegria e descontração durante sua realização, que este ano aconteceu no Ginásio Municipal Reinaldo Erminio Mombach de São Pedro da Serra, contando com a presença das livrarias Apolo de Carlos Barbosa e Ludikas de Caxias do Sul, da Associação de Artesãos Cantinho da Arte de São Pedro da Serra, da Mostra de maravilhosos trabalhos pedagógicos das Escolas Municipais e Estaduais, da Top Byte Treinamento de Barão e do apoio da Sicredi Serrana, Unidade de São Pedro da Serra.

A secretaria da Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), Rosimeri Klein Rech, mencionou a presença de 22 de grupos de dança, vindos de 13 municípios. “Quero agradecer a todos que se fizeram presentes no evento. Tivemos um excelente público nos três dias. Estendo meu agradecimento especial aos apoiadores do evento, a equipe da SMEEL, o setor de obras, as escolas municipais e estaduais - todos estes que não mediram esforços e se dedicaram a Feira”.

Foram três dias de diversão, arte, cultura e talentos deste evento que iniciou na quinta-feira (27), com o espetáculo “O Jardim dos Livros Mágicos” de Beto Hermann e com a animação dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, Emília e Visconde da Art’Manhas Cia Teatral.

Como diferencial, a Top Byte trouxe uma palestra educativa sobre Finanças para Jovens, ministrada pela contadora Morgana Aimi de Garibaldi, aos alunos do 7º ao 9º ano da E.E.E.M. São Pedro. Espetáculos do projeto de teatro, coordenado pelo professor Marcos Cardoso, fizeram sucesso na programação da Feira, onde os jovens e pequenos atores mantiveram a atenção de seus colegas e espectadores, com maravilhosas apresentações teatrais tratando de temas como, bullying, preconceito e inclusão.

Na sexta-feira (28), foi dia de Hora do Conto com a escritora Márcia Dieter Funke, que contagiou as crianças com sua alegria e simpatia, despertando a imaginação e a curiosidade através de suas belíssimas histórias. As animadoras da Art’Manhas de Nova Prata, proporcionaram momentos de integração e alegria, cantando e brincando com a criançada durante todo o evento, além de apresentarem o Espetáculo “O Mundo Encantado de Bentinho”.

À noite, a Feira contou com participação especial do Grupo Instrumental e do Coro Infanto-Juvenil, que coordenados pelo Professor Lucas Grave e sua equipe de professores de música, fizeram um recital musical de emocionar aos presentes. Além deste show musical, contamos também com a presença das Escritoras Vanessa Preuss de Tupandi e Fabiane Guedes Kemmerer, que demonstraram seu comprometimento com o saber e com o ler, tão importante para a vida, mostrando através de suas obras as experiências e expectativas como escritoras.

O encerramento da noite ficou a cargo do Espetáculo “As Aventuras do Fusca a Vela” com o Grupo UEBA de Caxias do Sul, uma história contada pelo olhar de dois personagens, de forma leve e divertida, que trouxe as aspirações de um velho em contraste com a curiosidade de um jovem, onde de sua amizade partem em busca de realizar de transformar um velho e enferrujado fusca em uma embarcação. O velho veículo foi o cenário para esse encontro, servindo de embarcação para viajarem nas águas da imaginação, trazendo ao público presente muita animação e emoção através deste espetáculo inusitado e encantador.

No sábado (30), foi vez da 3ª Mostra de Talentos das Escolas Municipais, onde os estudantes apresentaram belíssimos trabalhos, espetáculos, danças, músicas e interpretações, resgatando a arte e a cultura e mostrando seus talentos, indiferente de gostos e preferências.

Para completar e finalizar a 14ª Feira do Livro e da Arte, o Centro Cultural e do Bem Estar de São Pedro da Serra realizou o 3º Festival de Danças Folclóricas Alemãs das categorias infantis, reunindo em torno de 200 dançarinos de diferentes grupos de danças da região, que fizeram do encontro um show de cultura e integração, cheio de alegria e entretenimento a todos.

*Texto: Patrícia Löff