Ensino Municipal de São Pedro da Serra cresce de 6,3 para 6,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Notícia de 17/09/2018.

O Município de São Pedro da Serra avançou seis décimos na pontuação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) conforme dados divulgados pelo MEC na última semana. O último teste - aplicado no ano de 2015 - teve a média de 6,3. Já a média atual do ensino municipal revela o crescimento para 6,9 - referente ao ano de 2017. Ambos os testes de avaliação da média municipal foram aplicados em turmas do 5º ano (4ª série). Os resultados do Ideb são obtidos com base no desempenho dos alunos - do quinto ano e nono ano do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio - em provas de português e matemática.

A secretária municipal da Educação, Esporte e Lazer, Rosimeri Klein Rech, avalia positivamente o resultado e agradece à todos os envolvidos nos processos, em especial, aos professores da rede municipal de ensino. “Acredito que a reestruturação da Educação Municipal e os processos de formação continuada (do corpo docente) contribuíram muito para este resultado”, salienta Rosimeri. A secretária pontua ainda que a aproximação da pasta da educação com as escolas fortaleceu laços e facilitou os trabalhos. As escolas municipais já seguem trabalhando na preparação para a próxima Prova Brasil - que acontece em 2019 - e terá os resultados divulgados em 2020.

A Administração Municipal está conduzindo os trabalhos para municipalizar gradativamente o ensino fundamental, além de estar em tratativas com a educação do estado para trazer o ensino médio para São Pedro da Serra. Os processos de regularização e expansão das escolas estão sendo organizados.