Estudantes de medicina da UCS iniciam estágio em UBS de São Pedro da Serra

Notícia de 07/09/2018.

 

Conhecer realidades diferentes e, sobretudo, experimentar o exercício real da profissão. Estes são alguns dos objetivos dos estágios obrigatórios de graduandos e que as estudantes de medicina, Jéssica Pasquetti e Helena Galelli, estão vivendo em São Pedro da Serra. 

Em agosto, a Administração Municipal de São Pedro da Serra firmou parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) com a finalidade de receber estudantes de medicina para realizarem estágio nas UBS’s do município. 

Jéssica e Helena são as primeiras estudantes da disciplina de Medicina de Família e Comunidade a viverem a experiência no mundo rural - já tendo passado por experiências de atendimento no meio urbano. Ambas ficaram surpresas com a infraestrutura da UBS - tanto em equipamento, quanto em medicamentos - , organização da equipe e acesso ao sistema de saúde, bem como às especialidades médicas. 

As estudantes destacam que os processos na UBS São Pedro são mais ágeis e avaliam positivamente a utilização do prontuário eletrônico. Segundo Helena, o extravio de prontuários no modelo convencional - ou seja, não informatizado - ainda é um problema em muitas Unidades Básicas de Saúde. Elas ainda salientam que os pacientes tem mais qualidade no atendimento por receberem mais atenção.

O médico da UBS e professor, Guilherme Toscani, é quem orienta as estudantes e confirma que há um atendimento mais qualificado, não só pelos processos e organização da UBS, mas também por conseguir realizar um atendimento à três mãos. Isto é, Helena, Jéssica realizam a consulta aos pacientes e, ao final, Guilherme avalia e finaliza.

“Os próprios pacientes se sentem mais seguros, pois são três visões diferentes de um mesmo atendimento. Isso nos possibilita ter mais atenção e cuidado.”, pontua o médico e professor, que também é mestre em Ciências Biológicas e ministra na Faculdade de Medicina da UCS as disciplina de Atenção Primária à Saúde (I, II E III) e Medicina de Família e Comunidade. 

A cada mês, dois estudantes dos semestres finais do curso de Medicina, vão experienciar a rotina de supervisão e visitas à pacientes acompanhados por Toscani. A dupla deverá realizar algum tipo de dinâmica comunitária como ação, folder, palestra ou campanha relacionada ao tema de Atenção Primária à Saúde.

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h