Administração Municipal de São Pedro da Serra firma parceria com Faculdade de Medicina da UCS para receber estagiários de medicina

Notícia de 20/08/2018.

A Administração Municipal de São Pedro da Serra firmou parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na última quinta-feira (9), com a finalidade de receber estudantes de medicina para realizarem estágio nas UBS’s do município. Na oportunidade, visitaram a UBS - Centro, o coordenador da Faculdade de Medicina, Renato Luis Rombaldi, a professora-chefe da disciplina de Medicina de Família, Naiane Melissa Dartora Santos recebidos pela Secretaria da Saúde, Silene Cornelius Auler e pelo médico da Estratégia de Saúde da Família, Guilherme Toscani.

A cada mês, dois estudantes dos semestres finais do curso de Medicina, vão experienciar a rotina de supervisão e visitas à pacientes acompanhados do médico Guilherme Toscani. Além disso, a dupla deverá realizar algum tipo de dinâmica comunitária como ação, folder, palestra ou campanha relacionada ao tema de Atenção Primária à Saúde.

A partir de setembro, os estudantes serão supervisionados pelo médico da Estratégia de Saúde da Família, Guilherme Kirjner Toscani, que também é mestre em Ciências Biológicas e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) - RS nas disciplina de Atenção Primária à Saúde (I, II E III) e Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina há um ano.

Segundo Guilherme, este modelo de estágio é considerado de ponta pelo Ministério da Educação e são poucas universidades que contam com essa oportunidade oferecida aos alunos. “Os estágios rurais já são uma exigência do MEC e os municípios de Nova Petrópolis, Santa Maria do Herval e Barão já contam com este modelo e, agora, São Pedro da Serra também integrará este grupo”, conta.

O médico salienta que esta é uma experiência muito válida para todos os envolvidos, em especial, os alunos, que poderão ampliar seus conhecimentos, ter experiência e maior noção do funcionamento de uma estrutura de Estratégia de Saúde da Família considerando que São Pedro da Serra é referência neste campo.