Segurança e Responsabilidade são abordados em reunião com Empresas e Motoristas do Transporte Escolar de São Pedro da Serra

Notícia de 10/04/2018.

A Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer promoveu, na manhã da última quinta-feira (05) reunião com as empresas que prestam serviços de Transporte Escolar no município, bem como com todos os motoristas que trabalham diariamente no transporte de estudantes das Escolas Municipais e Estaduais.

A reunião aconteceu na Prefeitura Municipal e teve a participação do soldado Franklin, representando o 4º GPM da Brigada Militar, comandado pelo soldado Motta, a Secretária Municipal da Educação, Rosimeri Klein Rech e a Coordenadora do Transporte Escolar da Secretaria, Patricia Löff. Foram abordados assuntos diretamente ligados ao transporte dos estudantes como a importância na execução do serviço oferecido à rede de ensino, que abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e envolve o roteiro das linhas de transportes escolar. Além disso, foi ressaltada a conscientização dos motoristas tanto no cuidado e atenção com os estudantes, quanto com o trânsito e com os veículos que utilizam para o transporte.

Inicialmente a secretária Rosimeri agradeceu a todos os motoristas pelo desempenho e dedicação no sentido de melhorar cada vez mais o transporte escolar, pontuando as diversas ações já realizadas no transporte dos estudantes no município, inclusive em anos anteriores. Rosimeri colocou que desde o início do ano, a equipe da Secretaria tem acompanhado e diagnosticado os itinerários das linhas e em parceria com a Secretaria de Obras vem realizando a recuperação e manutenção das estradas rurais, estacionamentos e paradas de embarque e desembarque. Segundo a secretária, a cada inicio de ano letivo é feito um estudo dos roteiros conforme as matrículas informadas pelas Escolas à Secretaria, para que todos possam ser contemplados da melhor maneira possível com o transporte escolar.

Os motoristas mostraram-se muito conscientes de suas responsabilidades, colocando suas preocupações com tudo que lhes é confiado. No decorrer da reunião foram abordadas várias situações vivenciadas no transporte escolar pelos motoristas. Cada profissional um contribuiu com suas experiências, fomentando a troca de conhecimento e sugestões.

A coordenadora do transporte escolar, Patrícia Löff, reforçou que a Secretaria sabe das dificuldades enfrentadas pelos motoristas e da importância e responsabilidade desta função. Por isso acompanha diariamente o desenvolvimento destes serviços, mantendo um trabalho conjunto com as escolas e motoristas, no qual tudo é planejado de forma estratégica, para o benefício dos estudantes, prezando segurança e qualidade no atendimento, pensando sempre no bem comum.

O soldado Franklin, representando a Brigada Militar manifestou o apoio e parceria junto a Secretaria da Educação e Escolas para instruções sobre regras do trânsito e segurança, bem como, aos motoristas da rede de transporte escolar terceirizada e das linhas próprias, com o objetivo de sanar dúvidas e trocar ideias relativas ao transporte escolar.

A Secretária também agradeceu pela parceria e pelos serviços da Brigada Militar, no que se refere à segurança e fiscalização no referido setor de transporte, que já estão acontecendo, através de abordagem e orientações nos ônibus escolares, no intuito de melhorar o sistema. Com certeza essa parceria da Brigada Militar também com os motoristas, contribui com a melhoria da qualidade dos serviços prestados, visando à segurança dos estudantes transportados.

Outro ponto também abordado na reunião foi o papel da família (pais ou responsáveis) no transporte dos estudantes. Salientou-se que o transporte escolar e a facilitação do acesso à escola não incumbe exclusivamente o Município, a quem compete oferecer a linha de transporte escolar, mas também à família, que possui obrigação fundamental em relação ao educando. Segundo o grupo, é necessário que haja cooperação e conscientização por parte da família para facilitar o acesso seguro do aluno até à escola e retorno para sua casa.

Para finalizar, a secretária Rosimeri Klein Rech reforçou que a educação e a segurança dos estudantes têm sido uma constante preocupação no setor da Educação, e ações e parcerias como essas que estão sendo firmadas.

Atualmente, são transportados em média no município mais de 450 estudantes, a partir de 04 anos de idade da rede municipal e estadual de ensino, incluindo as áreas rurais e urbanas, sendo percorridos em torno de 500 km por dia. A Brigada Militar salienta que segue disponível e pode ser contatada através do Plantão da Brigada Militar: (51) 997289434.