São Pedro da Serra passa a integrar Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e direciona 90 mil para o setor primário

Notícia de 21/03/2018.

O Município de São Pedro da Serra passou a integrar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que busca firmar o compromisso do Governo Federal e da Prefeitura Municipal com a agricultura familiar. Essa ação - que existe desde 2003 e está sendo implantada em São Pedro da Serra desde o ano passado - garante que, tanto os produtores são-pedrenses, quanto os cidadãos sejam beneficiados e direciona R$ 90.000,00 para a produção do setor primário.

Na última segunda-feira (12) foram realizadas as primeiras entregas das cestas básicas a uma parte dos beneficiários do programa. Essas cestas são compostas por alimentos in natura produzidas por produtores das região. A Prefeita Municipal, Isabel Cornelius, comemora a implantação do projeto. “Fiquei muito feliz ao ver as pessoas levando alimentos frescos e de boa qualidade para serem consumidos. Esses produtos valorizam a produção local e possibilitam que as pessoas tenham uma boa alimentação”, coloca.

Isabel ainda ressalta que há cadastros disponíveis para produtores que comercializem alimentos in natura. “Muitos tem receio por conta da novidade do programa e preferem não arriscar. Esperamos mais pessoas para que possam comercializar seus alimentos produzidos no nosso Município”, pontua a prefeita convidando à todos para compreender melhor e participar do PAA.

O único pré-requisito para participar do PAA é a apresentação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Para realizar a DAP, é só comparecer à EMATER com os documentos de identificação CPF (do cônjuge, se tiver), Talão do Produtor, ITR, Incra e escritura. Depois de concluído o DAP, é realizado o cadastro no programa.

A receita anual de cada produtor - dentro do PAA - pode contabilizar em torno de R$ 6.000,00. Para mais informações e orientações, visite o Gabinete da Prefeita ou entre em contato pelo 3645 1050.

O pagamento aos produtores é realizado pelo Governo Federal através de uma conta específica criada no Banco do Brasil. A Prefeitura Municipal atua no processo apenas como mediadora auxiliando na orientação quanto à cadastros e documentos.

A prefeita ainda sinaliza que, para além da saúde dos cidadãos que recebem estes alimentos, o PAA movimenta a economia da cidade. Segundo ela, é algo que é feito do povo para ele próprio - considerando a ligação entre os produtores e os beneficiários. O poder público, nestas iniciativa, atua apenas como suporte.

Os beneficiários dos alimentos serão as escolas, cadastrados no programa Bolsa Família, doentes, pessoas com deficiência, acamados e idosos em situação de vulnerabilidade. São 36 famílias, 281 crianças e adolescentes do Município - 133 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio São Pedro e 148 alunos da Escola Imaculado Coração de Maria.

media/Programa de Aquisição de Alimentos