Secretaria da Saúde de São Pedro da Serra se reestrutura em 2017 e projeta ainda mais atenção a Saúde da Família em 2018

Notícia de 12/02/2018.

Pasta da Saúde é aprovada no Programa de Apoio à Saúde da Família

A Secretaria da Saúde de São Pedro da Serra reorganizou-se no ano de 2017 para melhor atender a população. E, no início de 2018, já recebeu uma boa notícia que promete melhorar a atenção às famílias do Município. A aprovação do projeto NASF 3 (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) através do Ministério da Saúde estabelecerá o repasse de R$ 8.000,00 mensais ao Município. Essa conquista servirá para consolidar ainda mais a da Atenção Básica, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

O projeto Núcleo de Apoio à Saúde da Família existe desde 2008, porém só agora São Pedro da Serra será beneficiado com este incentivo. A equipe da Secretaria da Saúde elaborou o projeto em 2017 encaminhado ao Governo do Estado e após ao Ministério da Saúde. A secretária da Saúde, Silene Cornelius Auler, comenta que não houveram entraves na construção do projeto e comemora a conquista.

Esta atuação integrada entre nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e clínico geral 20h, permite realizar discussões de casos clínicos e possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares. Além disso, permite a construção em equipe dos profissionais da UBS organizando de projetos terapêuticos de forma que a ampliar e qualificar as intervenções no território e na saúde dos cidadãos trabalhando com o planejamento da saúde da família.

Além dos recursos que serão repassados através do NASF, a saúde em São Pedro da Serra contabiliza diversas conquistas realizadas no primeiro ano de gestão. Foram licitados equipamentos e compra de dois carros por meio de emenda parlamentar de R$ 250.000,00 enviada pelo Senador Paulo Paim do Partido dos Trabalhadores (PT).

Foi realizado também a ampliarão do horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde e reorganização do agendamento de consultas. Com extensão do horário de atendimento, segundo Silene, é possível notar a redução nas consultas realizadas no Hospital São Salvador de Salvador do Sul. Com mais consultas realizadas na UBS de São Pedro da Serra, a qualidade do atendimento melhor, além de ser menos onerosa aos cofres do Município.

Ampliou-se ainda a cota de exames laboratoriais oferecidos gratuitamente à população pela Secretaria e também o número de mamografias. Desde outubro de 2017, todas as são-pedrenses com mais de 35 anos, podem realizar suas mamografias pelo SUS.

Foi implantado também durante o ano de 2017, o programa contra o tabagismo e começaram a ser realizados os exames e testes rápidos para identificar HIV, Sífilis e Hepatite.

Além disso, foi realizada a informatização e implantação do E-SUS - sistema de estratégia que oferece serviços como prontuário eletrônico, por exemplo - em todas as unidades que oferecem os serviços de atendimento em saúde municipais (sede e interior). A informatização dos processos de ESF facilitam a documentação e acompanhamento da equipe da UBS, permitindo maior interação e agilidade dentro do sistema.