Consciência ambiental e urbanização são foco de trabalho em São Pedro da Serra em 2018

Notícia de 05/02/2018.

São Pedro da Serra inicia o ano de 2018 projetando trabalhos que desenvolvam a consciência coletiva ambiental e cidadã para melhor funcionamento do município e sejam eficientes para o futuro.

Uma das iniciativas propostas pela Administração Municipal é o projeto de lei que dispõe sobre a Arborização Urbana em São Pedro da Serra e será enviado do Executivo para a Câmara de Vereadores. O texto e as disposições do PL foram elaborados pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de São Pedro da Serra. A legislação tem como função abordar com clareza as normas técnicas para implantação de árvores e arbustos dentro do perímetro urbano.

A especificação da lei é para que se criem regras que limitem e regulem a implantação de espécies arbóreas a fim de reduzir complicações futuras como raízes expostas e interferências em redes de luz, caixas de esgoto, placas de sinalizações, esquinas e canteiros centrais.

Ainda dentro do projeto de lei, consta uma lista de espécies proibidas por conta dos danos que podem ser causados ao passeio público e aos cidadãos.

Alinhada com as proposições de melhora do perímetro urbano são-pedrense, a prefeita Isabel Corete Joner Cornelius, pede que todos os moradores do município sejam responsáveis pela limpeza de suas calçadas e parabeniza os que já iniciaram este processo. Isabel salienta que, em breve, receberemos turistas no município em virtude da 11ª Kappesbergfest e isso torna ainda mais importante a conservação e boa manutenção do espaço público.

Outra iniciativa que também está sendo estudada é a criação do IPTU Verde. A elaboração deste projeto de lei busca fomentar a consciência ambiental no município e, em contrapartida, oferece descontos aos contribuintes que se adequarem às proposições.

Terão abatimento em parte do valor do imposto aqueles que possuírem sistemas alternativos de redução de danos ambientais como cisternas, aquecimento de água por energia solar ou térmico, filtro de raízes, telhado verde, geração de energia via painel solar e entre outras proposições que ainda estão sendo estudadas.

O município também segue com o encaminhamento do projeto do Centro de Cidadania, a fim de unificar os trabalhos do Poder Público e oferecer melhor estrutura para a população.

A urbanização da cidade também é estudada em projetos como a “Ciclovia da Vila” e a conclusão da cancha do Ginásio Municipal Reinaldo Ermínio Mombach. A prefeita garante que estão sendo buscados recursos em âmbito federal. “Queremos desenvolver algo que tenha utilidade funcional. Vamos seguir buscando mais fundos e seguir trabalhando para melhorar nossos espaços como, por exemplo, a cancha”, frisa Isabel.

A prefeita Isabel assegura também que a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano trabalha na conclusão do processo de asfaltamento de Campestre Alto e na construção do Centro de Comercialização e Casa do Mel.