São Pedro da Serra inicia 2018 com 3 milhões de recursos para investimentos

Notícia de 15/01/2018.

A Prefeitura Municipal de São Pedro da Serra iniciou o ano de 2018 com diversos projetos aprovados e recursos que contemplam as secretarias de Educação, Saúde e Agricultura para investimentos contabilizando R$ 3.517.414,20. O repasse de verbas foi realizado pelo deputado federal, Alceu Moreira  do PMDB.

“Esta é uma conquista de toda gestão para o Município. Não é um avanço para poucos. É o legado que queremos deixar e é para todos munícipes - para a qualidade de vida de todos”, relata a prefeita de São Pedro da Serra, Isabel Cornelius. A prefeita agradece a disponibilidade e auxílio do deputado Alceu Moreira na busca por todos os recursos conquistados. Foram quatro visitas à Brasília na busca por fundos de investimento - três pelo Município e uma a mando do Partido.

A composição deste recursos destina para a Secretaria de Educação, R$ 2.433.125,32 para a construção de uma Escola de Educação Infantil, R$ 269.288,88 para um ônibus escolar e R$ 250.000,00 para colocação de arquibancadas e cancha flutuante no Ginásio Municipal Reinaldo Erminio Mombach  - que integra o projeto de revitalização do Parque Municipal Lothário Cornelius da gestão.

A Escola de Educação Infantil já tem R$ 364.968,80 - 15% do valor depositado - e as obras iniciarão após a 11ª Kappesbergfest. O projeto contempla não só a construção, mas também a mobília, que inclui itens como ar-condicionado, geladeira e mobília para as salas. A prospecção é que, a partir de março, iniciem os processos licitatórios.

Para a Saúde, foram destinados R$ 80.000,00 para a aquisição de uma ambulância. Esta ainda está em fase de licitação e sendo estudada o orçamento da secretaria para uma contrapartida e garantir uma ambulância que esteja de acordo com a necessidade do município.

A pasta da Agricultura foi contemplada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O deputado Alceu Moreira (PMDB) acompanhou a situação juntamente com a prefeita Isabel Cornelius.

Foram resgatados R$ 375.000,00 e liberados para a construção do Centro de Comercialização e Casa do Mel. O objeto do projeto é o Centro de Comercialização parte do reaproveitamento de um projeto que já estava tramitando no Ministério, porém encontrava-se bloqueado. Para tanto, a gestão atual o recuperou e adequou para que os dois eixos sejam atendidos: a industrialização e a comercialização. A ideia foi ampliada com a finalidade de gerar mais recurso e menos gasto ao Município. Na parte superior da construção, será realizada a comercialização e, na parte inferior do prédio, funcionará o setor de industrialização do mel.

A prefeita Isabel conta que a reelaboração do projeto, iniciado pelas gestões anteriores e construído em nível regional, precisa dar finalidade ao Centro de Comercialização. “Agora estamos reformulando o que já estava feito, mas adequando ao nosso Município para que não se torne oneroso e não seja uma construção sem utilidade. Não podemos colocar um elefante branco na cidade”, explica Isabel.

O Centro de Comercialização e Casa do Mel provavelmente será construído às margens da BR-470 e será um atrativo como ponto turístico da cidade, além de beneficiar o produtor rural local e, principalmente, a apicultura do Município e da região, pois centralizará a produção. Este projeto atende também a demanda da Associação dos Apicultutores da região.

“Futuramente, poderá ser um espaço para a comercialização dos produtos dos colonos da nossa região. Estamos estudando parcerias para conduzir o projeto com agroindustrias também. Assim, valorizamos a produção local e incentivamos o setor”, projeta Isabel com perspectivas de movimentar a produção rural de São Pedro da Serra.

Já foram repassados R$ 110.000,00 de recurso para o Centro de Comercialização e Casa do Mel e, com este, serão adquiridos os equipamentos permanentes: uma caminhonete de cabine estendida, uma balança de até 300kg, uma envasadora, duas estantes, um balcão de portas e uma câmara fria.