Formalizado repasse de verba para construção da sede do CTG Estância do Imigrante

Notícia de 26/10/2017.

Após alguns meses de muito trabalho, reuniões e reestruturações, foi formalizado o repasse da verba para a construção da sede do CTG Estância do Imigrante na última quinta-feira (27) no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São Pedro da Serra. O projeto que foi iniciado em 2009, teve inúmeros percalços, mas conseguiu ser reestruturado nesta gestão.

O Representante Regional do MinC, Álvaro Franco, esteve presente na solenidade e registrou que a preocupação e provocação da prefeita Isabel Cornelius, juntamente com a produtora cultural, Daniela Steffens, foram essenciais para que se efetivasse essa conquista.

“Parabenizo a prefeita e a gestão como um todo pelo trabalho desenvolvido. É notável a busca e o trabalho de soluções para este projeto, pois, em menos 30 dias de mandato, a prefeita Isabel já havia começado a buscar informações sobre o andamento do projeto da construção da sede do CTG”, colocou Álvaro.

A verba para a construção da sede do CTG foi composta por entidades, pessoas físicas e pela Prefeitura Municipal.

Os integrantes do CTG Estância do Imigrante, Lucas Werner e André Donatti apostam que a comunidade vai ter mais um espaço para se envolver. Os munícipes terão acesso à uma entidade que trabalha com cultura, além de ter mais facilidade para realizar eventos. Lucas Werner, atual Patrão do CTG Estância do Imigrante, ainda afirma que “ter” a sede da entidade vai ser uma realização não somente dele, mas de muitos outros.

André Donatti, que esteve na Patronagem quando foi dado início ao projeto e, mesmo não sendo mais Patrão, soube sempre de todos entraves conta que fica muito grato ao ver a ideia ganhando forma. “Para mim, (o projeto da sede) é como se fosse um filho. É muito gratificante ver isso sendo concluído. Para o CTG, será um ganho muito grande, porque vai unir e aumentar a entidade. Mais pessoas poderão participar. Todo o acervo cultural ficará disponível para que as pessoas tenham acesso”, avalia Donatti.

Estiveram presentes a Produtora Cultural, Daniela Steffens, a Patronagem do CTG Estância do Imigrante e demais componentes da entidade, o Secretário da Fazenda, Guilherme Schmitz e a Secretária da Educação, Rosimeri Klein Rech.

O processo de composição da verba

Perante o MinC, já haviam sido perdidas as esperanças, pois os técnicos do Ministério da Cultura em Brasília não haviam sido positivos. Após a contratação da Produtora Cultural, Daniela Steffens, a situação evoluiu, pois ela sugeriu que se procurasse o caminho pela representação regional do MinC, chegando assim de encontro com Álvaro Franco, que ajudou a salvar o projeto, segundo Isabel.

A prefeita frisa que eles valorizavam o interesse da administração em buscar e salvar os recursos já conquistados, mas que haviam sido deixados de lado. “Quando a gente faz algo como este projeto com amor parece que as pessoas percebem a empolgação”, conta Isabel.

Conseguiu-se então, através do trabalho desenvolvido pelos técnicos regionais do MinC juntamente com a gestão municipal, a prorrogação da captação de recursos. Houveram percalços na obtenção de apoio financeiro das empresas. A dificuldade de captar recursos tem relação com muitos fatores. Isabel explicita que o tempo ocioso do projeto era uma das principais razões pela qual as empresas não queriam arriscar e contribuir.

Deste modo, quando viu-se que não seria possível arrecadar o recurso com empresas através da Lei Rouanet, foi adotado o método da composição de verbas. Entidades, a pessoas da comunidade, a Prefeitura Municipal e o próprio CTG integraram o grupo de contribuidores para a finalização da sede do CTG.

A composição da renda é constituída por: R$ 78.000,00 captados no início do projeto pela Lei Rouanet - sendo R$ 50.000.00 captados pelo Banco Banrisul e R$ 28.000,00 pelos Móveis Kappesberg. O investimento do CTG Estância do Imigrante foi composto por R$ 41.345,00 (na época em que ainda estavam sendo captados recursos através da Lei). A entidade ainda irá somar R$ 54.545,60 para a finalização da obra. A composição da verba é formada por R$ 100.000,00 doados pela Prefeitura Municipal, R$ 10.000,00 doados pelo Banco Sicredi, R$ 41.345,00 doados por Celso Theisen, R$ 127.965,41 doados por Vicente Cornelius e André Mallmann.

A estruturação das verbas e do termo de composição foram aplicados com base na Lei 13.019/2014, conhecida como novo Marco Regulatório das parcerias voluntárias e que entrou em vigor em janeiro deste ano.