Histórias da Porteiras em São Pedro da Serra

Notícia de 28/06/2017.

Na terça-feira, dia 20 de junho de 2017, a Cooperativa Santa Clara e Steffen Projetos e Eventos Culturais, numa parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer – Turismo e Cultura de São Pedro da Serra proporcionaram uma manhã cultural e divertida para as escolas municipais de ensino fundamental, através do Projeto “Histórias das Porteiras – Uma aventura urbana”.

O projeto, que conta com a apresentação de um belo espetáculo, é financiado pelo governo do Estado – Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Pró-Cultura RS LIC e tem como prioridade trazer por meio da linguagem teatral a valorização das riquezas culturais do estado, e ao mesmo tempo abordar questões referentes aos impactos ambientais e a cidade.

A circulação “Histórias das Porteiras - Uma aventura urbana” tem como base a mudança de paradigma sócio ambiental, voltada para uma ação educativa, mobilizando a sociedade local e regional para o consumo de práticas culturais e educativas

A alegria de vivenciar e reinventar estes fatos aborda a relação do homem com a natureza de forma interessante e prazerosa, transformando a montagem em uma experiência viva e divertida, típico de quem ama e respeita.

Assim, alunos do 1º ao 6º ano das Escolas Municipais de São Pedro da Serra, bem como, das Escolas Santo Inácio de Loyola e Sema Wallauer de Salvador do Sul, além de assistirem a um belo espetáculo, receberam de lembrança um lápis semente, como forma de incentivar um aprendizado transformador e relações sustentáveis no âmbito social, cultural e ambiental.

Ao final do espetáculo alunos do 5º ano da Escola Imaculado participaram de uma oficina sobre “A construção do Personagem” ministrada pelo ator Luiz Carlos Alves, que falou sobre o desenvolvimento da ação direcionada ao processo de criação e montagem do espetáculo apresentado, instigando nos participantes a disponibilização sensorial para o processo criativo através da expressão corporal.