Escolas em clima de São João!

Notícia de 28/06/2017.

O mês de junho é caracterizado pelas festas juninas que alegram ainda mais as escolas, mantendo a tradição, o folclore e a cultura popular, valorizando as comidas e danças típicas dos festejos caipiras.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Mimo a festa foi realizada no dia 21, quarta-feira no turno da tarde, já nas Escolas municipais Imaculado Coração de Maria, Saldanha Marinho e Rudolfo Stein a comemoração aconteceu no dia 23, sexta-feira durante todo dia.

Foram momentos de muita alegria e animação para toda equipe escolar, além de ser um resgate de valores, cultura e brincadeiras com direito a Arraiás repletos de muitas comidas típicas, danças e casamento à caipira, onde alunos e professores se envolveram tornando este momento de integração ainda mais agradável e divertido.

No Arraiá da EMEI Mimo além das belas apresentações, que foram uma atração à parte na festa, aconteceu a culminância do Projeto “EDUCAÇÃO FISCAL – CONHECER É PRECISO”, onde os pequeninos puderam colocar em prática o que estão aprendendo na escola em relação ao exercício da cidadania e a consciência sobre direitos, deveres e a importância do dinheiro para a sociedade.

Assim, através de uma “vendinha” realizada durante a festa junina as crianças praticaram a compra e venda de comidas juninas como pipoca, paçoca, bolo, cachorro quente e sucos, com valores de dinheiro e nota fiscal fictícios, a fim de aprender de maneira divertida noções de economia, matemática, raciocínio lógico e dramatização.

Nesta brincadeira simples e divertida os pequenos começam a compreender qual é o uso e a função do dinheiro na sociedade, a pedir a Nota Fiscal na hora da compra, aprendem a economizar; terem as boas maneiras e o bom comportamento em locais públicos ou privados, vivenciam situações de compra e venda utilizando o dinheiro e aprendem a ser responsáveis e cuidadosos com dinheiro.

Com o desenvolvimento desse projeto a Escola vem estimulando desde cedo nas crianças a conscientização para a cidadania, de uma maneira lúdica e prazerosa, onde alunos, pais e professores possam perceber a importância do seu papel na busca por uma sociedade justa e igualitária.