Representantes do município participam de reunião sobre Hospital de Montenegro

Notícia de 10/05/2016.

Na quinta-feira, 05, uma comitiva de Secretários de Saúde e prefeitos da região da AMVARC/Vale do Caí, pertecentes a 8ª região, juntamente com a Delegada e a adjunta da 1ªCRS, e Diretor Técnico e Clinico do Hospital Montenegro reuniram-se com Francisco da Paz, secretário adjunto e diretor geral do DAHA, para tratarem da situação do Hospital de Montenegro.

O Hospital fechou as portas para atendimento ambulatorial (consultas eletivas, exames), devido a diminuição considerável de verbas e atraso de repasses normais repassados.

Esteve também presente na reunião a Promotora Geral de Justiça, Roberta Brenner de Morais, que retratou que os promotores estão com uma visão diferente na área da Judicialização da Saúde, que esta não é a solução mais coerente para resolver os problemas.

De acordo com Francisco, o Estado não tem dinheiro, repassará alguns atrasos na sexta-feira, 13.  Não tem previsão de melhoria no financiamento.  Ele também informou que a maior despesa na área da saúde do Estado é em folha de pagamento e judicializações. Relatou que vão tentar equacionar esta situação em 15 dias, colocar a saúde como prioridade no Estado, se não conseguirem, a situação vai ficar mais caótica para o Hospital e também para os municípios, pois estes também estão com um montante grande de recursos atrasados.

A comissão é composta pelos secretários da saúde dos municípios da região: Silene (Barão), Marisa (São Pedro da Serra), Odete (Salvador do Sul), Paulinho (Tupandi) e Ana Maria (Montenegro). Também integram o grupo, os prefeitos Ari Miguel Weschenfelder (São Pedro da Serra), Carla Maria Specht (Salvador do Sul) e Luiz Américo Alves Aldana(Montenegro).