11ª Feira do Livro e da Arte

Notícia de 24/08/2015.

Entre os dias 19 a 21 de agosto de 2015 a equipe da Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer em parceria com SESC de Montenegro realizaram, com o apoio da Prefeitura Municipal e das Escolas do Município, a 11ª Feira do Livro e da Arte em São Pedro da Serra.

Foram momentos de muita arte e cultural, com mostra literária, belíssimos espetáculos, tanto para as crianças como para jovens e adultos, além de contar com a presença de ótimos escritores, que além de incentivar a leitura, proporcionaram um bom bate papo, contação de histórias, interagindo de forma contagiante com os expectadores.

Este ano, através do tema: E se chovesse livros?...foi possível despertar nas crianças e jovens a importância da leitura para a vida e para o conhecimento, onde os mesmos demonstraram através de belíssimas frases, que ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias.

O evento aconteceu no Centro Comunitário de São Pedro da Serra e contou com a presença das livrarias Apolo de Carlos Barbosa e Ludikas de Caxias do Sul, da Associação de Artesãos Cantinho da Arte de São Pedro da Serra, Mostra de trabalhos do “Centrinho” e maravilhosos trabalhos pedagógicos das Escolas Municipais e Estaduais.

Para contemplar os objetivos da Feira, na quinta-feira, tivemos a participação especial do Escritor Pedro Stiehl de Montenegro que conversou com os adolescentes, despertando a imaginação e a curiosidade de escrever através de poemas e canções. Neste primeiro dia contamos também com a presença do Grupo Mosaico Cultural apresentando o espetáculo “Corsários Inversos” e também o Curto Arte de Dois Irmãos que apresentou a Espetáculo “O Mágico de Oz”, proporcionando momentos envolventes e divertidos.

Na sexta-feira, o escritor e chargista, Daniel Vercelhese, de Montenegro, conhecido também como “Vêrsa” prendeu a atenção dos alunos através de suas experiências e conhecimentos sobre a arte de desenhar e criar personagens. A escritora Monika Papescu de Osório encantou e envolveu os pequeninos através da contação de história, assim como os animadores da Cia Uerê que cantaram e brincaram com a criançada durante todo o evento.

À noite, tivemos a participação especial do Grupo de Danças Sankt Petrus, onde os pequenos dançarinos trouxeram encanto e alegria aos presentes. Em seguida, além do Espetáculo “O Músico e o Mágico” com Éric Chartiot e Carlos Badia, que proporcionaram momentos de magia e música, contamos também com a presença dos Escritores Mateus Araújo de Montenegro e Vanessa Preuss de Tupandi, que demonstraram seu comprometimento com o saber e com o ler, tão importante para a vida do ser humano, colocando suas experiências e expectativas como escritores.

E assim foi a 11ª Feira do Livro e da Arte em São Pedro da Serra, oportunidade em que não foram medidos esforços para que este evento proporcionasse momentos de ampla programação literária e cultural para todas as idades.

media/Feira do Livro e da Arte