Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação 2015

Notícia de 12/08/2015.

Inicia neste sábado dia 15 de Agosto, Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e multivacinação. A campanha inicia no dia 15 e vai até o dia 31 do corrente mês. O dia 15 é marcado pelo dia D, primeiro dia de campanha e por isso será no sábado, com horário de atendimento dás 8h às 12h e das 13h às 17h. Durante os outros dias de campanha o Posto permanecerá com o mesmo horário de atendimento, porém sem fechar ao meio dia.

Portanto, todas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos (4 anos 11meses e 29 dias) residentes do município de São Pedro da Serra, deverão comparecer ao Posto de Saúde para receber a gotinha e se necessário atualizar caderneta de vacinação. Será obrigatório aos pais comparecem com seus filhos ao Posto, apresentando caderneta de vacinação da criança para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança a todo o momento!

No Brasil há 26 anos não registramos mais nenhum caso de poliomielite ou paralisia infantil, porém a não ocorrência da doença não é suficiente, pois pode ser reintroduzida através do fluxo de viajantes oriundos de países nos quais ainda há circulação do vírus.

Desta forma, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução do vírus. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, entre os anos de 2013 e 2014, 10 países registraram casos da doença e, na sua maioria, decorrentes de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos, como Afeganistão, Nigéria e Paquistão, ou de países não endêmicos, como Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões,  Siria, Etiopia, Kenia.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

A doença é transmitida pelo poliovírus, que é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças sem vacinação em um mesmo local, favorecem a transmissão.

 

A secretaria de Saúde de São Pedro da Serra também estará oferecendo aos interessados, as últimas doses da vacina contra gripe. Porém, igualmente como as outras vacinas, será exigido apresentação de caderneta ou carteira de vacinação para avaliação criteriosa de situação vacinal.

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h