Aprovado o Plano Municipal de Educação

Notícia de 01/07/2015.

Durante os últimos meses a Secretaria Municipal da Educação, Esporte e Lazer de São Pedro da Serra, juntamente com os professores da rede municipal e estadual de ensino, bem como, Conselho Municipal de Educação, Equipe técnica e Comissão Coordenadora do PME se empenharam para analisar e definir as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação para o próximo decênio.

Após várias plenárias e muito diálogo com todos os envolvidos, no dia 23 de junho, terça-feira, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Plano Municipal de Educação por unanimidade, o qual foi sancionado através da Lei nº 1.769/2015, de 24 de junho de 2015.

Com esse Plano o município pretende guiar a Educação pelos próximos dez anos, pois o PME não pertence apenas à gestão municipal, mas principalmente a todos os segmentos da educação e da sociedade civil que participaram da sua elaboração.

Essa construção destacou-se pela identificação com a realidade local, pois o mesmo foi construído por profissionais que vivenciam a Educação diariamente, e que a compreendem em toda a sua complexidade.

Dessa forma, pretende-se a partir de agora colocar em prática as metas traçadas, seguindo as estratégias propostas, dando prioridade aos seguintes aspectos:

- Educação Infantil – Alcançar a meta de 50% das crianças de 0 a 3 anos,  atendidas em creche, sendo que, atualmente são atendidas 44%, de acordo com levantamento feito no município. Para isso, o município irá se empenhar em oferecer espaço adequado para atingir essa meta e ao mesmo tempo manter 100% do atendimento das crianças de 4 a 5 anos de idade.

- Ensino Médio - unir forças da comunidade, como poder público municipal (executivo e legislativo), empresas, sindicatos, associação de comunidade, Círculo de Pais e Mestres do Ensino Fundamental, para reivindicar, junto ao governo do Estado, a oferta de Ensino Médio no município.

- Alfabetização até o final do 3º Ano do Ensino Fundamental - promover a formação continuada de professores para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de práticas pedagógicas inovadoras, dando continuidade às formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

- Valorização dos Profissionais do Magistério – manter adequado o Plano de Carreira para os profissionais do magistério da rede pública, incentivando a instituição de Comissão Permanente, para subsidiar os órgãos competentes na reestruturação e implementação do mesmo.

- Gestão Democrática - regulamentar a gestão democrática no sistema de ensino e na educação básica, respeitando as leis nacionais.

- Fortalecer o Conselho Municipal de Educação e Instituir o Sistema Municipal de Ensino.