Plano Municipal de Educação em fase final de aprovação

Notícia de 16/06/2015.

Durante a semana professores da rede municipal e estadual de ensino do município de São Pedro da Serra, bem como, Conselho Municipal de Educação, Equipe técnica e Comissão Coordenadora do PME se reuniram para analisar e definir as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.

Após várias plenárias e muito diálogo com todos os envolvidos, no dia 8 de junho, segunda-feira, professores, Conselho e Comissão se reuniram na E.M.E.F. Imaculado Coração de Maria para a análise e definição do texto-base para o Plano Municipal de Educação (PME).

No dia 10 de junho, quarta-feira, aconteceu a Audiência Pública na Prefeitura Municipal, contando com a presença do Professor Darci Bueno e participação de todos os envolvidos na construção deste documento.

O prefeito municipal, Ari Miguel Weschenfelder ao dar as boas vindas, destacou o trabalho e dedicação de todos no desenvolvimento e construção deste plano, principalmente a equipe técnica e professores que se mostraram comprometidos com a educação municipal.

Na oportunidade o plano foi apresentado e analisado pelos presentes, com a palestra do professor Darci que fez a apresentação do documento base, através do levantamento da realidade municipal, onde destacou que o PME não pertence apenas à gestão municipal, mas principalmente a todos os segmentos da educação e da sociedade civil que participaram da sua elaboração.

Ao finalizar, Darci acrescentou que o objetivo do plano é traçar metas e estratégias para a Educação como uma política de estado e não de governo e que se estenda às redes municipais e estaduais de ensino, bem como aos setores privados de educação básica e superior.

A Secretária Municipal da Educação, Profª. Neuza Weschenfelder colocou que todo este trabalho veio discutir o futuro da Educação para os próximos dez anos, significando um avanço muito importante para o município.

A elaboração do Plano Municipal de Educação atende a uma exigência do Plano Nacional e seguiu todas diretrizes estabelecidas. De acordo com a Secretária, o Plano Municipal de São Pedro da Serra se destaca pela identificação com a realidade do município, pois o mesmo foi construído por profissionais que vivenciam a Educação diariamente, e que a compreendem em toda a sua complexidade.

Neuza acrescentou que concluída esta etapa, o Plano passará por pequenos ajustes antes de ser encaminhado para a avaliação e aprovação da Câmara Municipal de Vereadores.