18ª FEIRA DO LIVRO E DA ARTE

Notícia de 03/10/2023.

“Três dias de muita Arte, Cultura e Aventura!”
A 18ª Edição da Feira do Livro e da Arte proporcionou três dias de muita arte, cultura e diversão, numa viagem ao mundo da leitura e imaginação.
A abertura do evento ocorreu na quinta-feira, dia 28, e contou com a presença das autoridades municipais e com as belíssimas apresentações do Grupo Instrumental de São Pedro da Serra e da Banda Marcial da E.E.E.M. São Pedro.
O primeiro dia de Feira foi regado de bons espetáculos, onde o Grupo UEBA de Caxias do Sul trouxe duas peças teatrais educativas e animadas, entre elas "Faísca D’água", que em sua reflexão traz o conflito entre a humanidade e a natureza, reagindo aos maus-tratos sofridos com a retirada da água do planeta. O outro lindo espetáculo foi "Clarinha e o Pé de Feijão Mágico", uma peça teatral que percorre a região através do Projeto Plantando o Bem, patrocinado pela Cooperativa Santa Clara.
À noite, após a apresentação do Coral Municipal, o espetáculo ficou por conta do Grupo Espaço da Arte, que através do Programa Educação Financeira da Sicredi Serrana, apresentou a peça “Os Sonhos são Possíveis”.
O segundo dia de atrações (29), teve encontro com os escritores. Pela manhã o escritor Pedro Guerra prendeu a atenção dos adolescentes do 5º ao 9º Ano com um bate papo pra lá de interessante. No turno da tarde foi a vez do escritor Eliandro Rocha trazer sua experiência com os contos infantis, interagindo com os alunos das escolas municipais, desde a educação infantil ao 5º Ano, proporcionando um momento interativo e fascinante aos pequenos leitores.
À tarde, aconteceu também a primeira apresentação teatral do Grupo Infantil Algodão Doce, da Oficina de Teatro do Centro Cultural e do Bem-Estar de São Pedro da Serra, que encantou a todos com a peça “O Mistério da Mala”.
A sexta-feira contou com a interação da Turma da Recreação de São Leopoldo, que trouxe vários personagens infantis para brincar e animar a criançada, com muita pintura de rosto, brincadeiras, escultura de balões, pernas de pau, entre outras atividades.
Já na noite da sexta-feira, aconteceu uma das principais atrações da Feira, o "3º Canta São Pedro", um dos momentos musicais mais esperados pelo público que prestigiou a 18ª Feira do Livro e da Arte. O Festival da Canção contou com a participação especial do cantor Thomas Machado e de quatorze jovens talentos, nas categorias até 13 anos e acima de 14 anos.
Na mesma noite aconteceu também a apresentação e lançamento oficial dos Vestidos das Soberanas do Município.
E para finalizar a 18ª edição do evento, o sábado (30), foi abrilhantado com a 7ª Mostra de Talentos das Escolas Municipais Mimo, Imaculado e Pedro Liesenfeld, que proporcionaram lindas apresentações, mostrando seus talentos e criatividade, juntamente com seus professores e assistentes educacionais, expressando lindas mensagens e emocionando a plateia.
Foram três dias incríveis e muito especiais para todos que puderam prestigiar e aproveitar mais uma vez a Feira do Livro que contou com a simpatia e as trapalhadas da palhaça Coco e do palhaço Juarez Joaquim do Grupo Circo Nós de Novo Hamburgo, que brincaram, animaram e se divertiram junto com a criançada.
Tivemos as ilustres presenças das Livrarias Apolo de Carlos Barbosa, JR de Bom Princípio com exposição e venda de livros, a Top Byte Treinamentos de Salvador do Sul e Barão expondo seu trabalho, o Cantinho da Arte de São Pedro da Serra com a exposição e venda de artesanatos, a Feira dos Produtores de São Pedro da Serra, com seus produtos e trabalhos locais e a presença da Kappes Gourmet com seus saborosos crepes e uma variedade de lanches para os visitantes.
Só temos a agradecer aos envolvidos, em especial à administração municipal, aos realizadores e patrocinadores: Secretaria Municipal da Educação, Fecomércio Sesc Montenegro, Sicredi São Pedro da Serra e Cooperativa Santa Clara, aos projetos e oficinas do Centro Cultural, aos escritores, animadores, artistas, atores, expositores e às escolas que mais uma “Embarcaram nessa Viagem” conosco fazendo da nossa Feira um ambiente literário enriquecedor, regado de muita arte, cultura e imaginação, onde “a cada leitura vivemos uma nova aventura”.