JOVEM APRENDIZ DO CAMPO

Notícia de 07/08/2023.

O Curso Jovem Aprendiz do Campo, é uma parceria entre Administração Municipal, Secretaria de Educação, Colégio Teutônia e as Cooperativas Sicredi Serrana, Santa Clara, Certel e Ouro do Sul.
O Programa é administrado pelo Sescoop/RS e vem se consolidando desde 2019. Atualmente com 20 jovens o programa se fortalece a cada ano, preparando nossos municípes para o mercado de trabalho, mais especificamente voltado para atividades desenvolvidas na agricultura.
O Curso é ministrado na sede do Centro de Capacitação e Formação Profissional de São Pedro da Serra, localizado na antiga escola de Vila Nova. O professor contratado pelo colégio Teutônia Paulo Isaias conta: ‘’ Como eles aprendem sobre informática, contabilidade, gestão de propriedades rurais, empreendedorismo, o valor do trabalho cooperado, finanças, derivados do leite e carnes, eles saem do programa cientes das responsabilidades do mundo do trabalho e o quanto é importante estudar e atualizado. A minha função é de articulador e professor em São Pedro da Serra.
Acompanho os aprendizes em suas práticas recebidas dos professores nas aulas teóricas. Temos a parceria da administração municipal e da Secretaria de Educação que cedeu o espaço da escola da Vila Nova, o transporte escolar, visitas nas propriedades rurais”.
A Prefeita Municipal Isabel Cornelius e a Secretária de Educação Rosimeri Rech, acreditam muito nesse movimento onde os jovens recebem uma grande carga de conhecimento e experiências que com certeza levarão para suas vidas tanto profissionais como pessoal. De acordo com a Prefeita Isabel e a Secretaria Rosimeri: “Esses jovens ingressam numa bonita jornada de 18 meses de aprendizados e de grandes experiências nas propriedades rurais do Município que servirão de bagagem para suas vidas. Nós como Administração estamos extremamente felizes por essa grande parceria com as Cooperativas e com o Colégio Teutônia. Queremos acima de tudo trazer melhorias para o município”.