Construindo o Plano Municipal de Educação

Notícia de 00/00/0000.

Durante a semana que se passou os professores da rede Municipal e Estadual de ensino do município de São Pedro da Serra estiveram reunidos juntamente com o Conselho Municipal de Educação e Equipe Técnica do PME para a discussão e análise das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.

Os trabalhos de construção do Plano vêm acontecendo desde 2014, onde servidores da Secretaria Municipal da Educação, além de participarem de encontros de formação e orientação para a elaboração do mesmo, estão se empenhando neste processo, contando também com o apoio de Conselho Municipal de Educação.

Nesta perspectiva criou-se também uma Equipe Técnica integrada pelo CME e Secretaria Municipal da Educação, para coordenar esta construção, que gira em torno das vinte metas elencadas nos Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Estadual de Educação (PEE).

Para que haja uma construção democrática e participativa junto à comunidade, está sendo aplicada uma pesquisa de campo, com o apoio das Agentes de Saúde, onde estas estão realizando um levantamento de dados junto às famílias, importantes para a descrição da realidade do município.

Essa coleta de dados, posteriormente será analisada e reunida às demais informações sobre a oferta e a demanda educacional no território do município para a avaliação dos investimentos necessários para cada uma das metas e a coerência do conjunto das mesmas e sua vinculação com as metas estaduais e nacionais.

Segundo a Secretária Municipal da Educação, Maria Neuza Weschenfelder, todo esse trabalho está sendo feito para chegar o mais próximo da realidade do Município e encontrar alternativas para melhorar o ensino.

Muito ainda se tem a trabalhar, mas com certeza, todos estão se empenhando para chegar à finalização e aprovação definitiva desse Plano que terá validade de 10 anos.