São Pedro da Serra receberá 19º Seminário Regional de Artesanato

Notícia de 28/10/2022.

Fortalecer os grupos de artesãos do Vale do Caí, despertando-os para um olhar mais crítico que busque explorar as potencialidades da região, resgatando ainda as raízes históricas e culturais do artesanato. Este é um dos objetivos do 19º Seminário Regional de Artesanato do Vale do Caí, que ocorre amanhã, dia 29 de outubro, no Centro Comunitário de São Pedro da Serra (ao lado da Igreja). Com início previsto para as 9h, o evento contará com palestras, relatos de experiência, mostras de artesanato, apresentações artísticas e visitação à Casa do Artesão local.
Organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Artesanato da Emater/RS-Ascar e pela Associação Municipal de Artesãos Cantinho da Arte, o evento visa ainda integrar os participantes, estimulando-os para a percepção do artesanato como gerador de renda. Entre os temas abordados estarão o resgate histórico da caminhada do artesanato no Vale do Caí, o design de produtos artesanais e a iconografia regional, entre outros. “A ideia é fortalecer o artesanato regional, associando-o ao turismo e ao desenvolvimento”, destaca a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira.
9h – Recepção e acolhida
9h15 – Abertura oficial
9h30 – Histórico da caminhada do artesanato no Vale da Felicidade
10h – Relato de experiência: Projeto Design de Produtos Artesanais e Iconografia Regional. Grupo de artesãos de São Pedro da Serra e designer Fernanda Sklovsky.
11h30 – Mostra de artesanato dos municípios participantes
12h – Almoço
13h – Apresentação artística
13h30 – Relato de Experiência: A Casa do Artesão. Grupo de artesãos de Montenegro