16ª Feira do Livro e da Arte ocorre de 23 a 25 de setembro no Ginásio Municipal Reinaldo Ermino Mombach

Notícia de 13/09/2021.

Com a chegada da vacinação e a melhora nos índices relacionados a pandemia de Covid-19, neste ano voltará a acontecer a Feira do Livro e da Arte nos dias 23, 24 e 25 de setembro, no Ginásio Municipal Reinaldo Ermino Mombach.
Mediante os altos contágios e hospitalizações decorrentes do coronavírus, o evento não pôde ser realizado em 2020.
A 16ª edição da feira será organizada em formato presencial, apenas para as escolas, o que inclui a participação de alunos, professores e funcionários, os quais deverão respeitar os protocolos sanitários do Ministério da Saúde. Já à comunidade haverá atrações através do modo online.
Juntamente à prática da Feira, terá a 5ª Mostra de Talentos Escolares, que contará com a apresentação artística e criativa dos estudantes das escolas municipais e estaduais e exibições do Projeto de Atividades do Contraturno, envolvendo as oficinas de Teatro, Dança e Música.
A ação possuirá o apoio do SESC de Montenegro e da Sicredi Serrana de São Pedro da Serra para a sua execução. As Livrarias "Apolo", de Carlos Barbosa e "Ludikas", de Caxias do Sul, estarão expostas no local, bem como, artigos artesanais da Associação de Artesãos Cantinho da Arte, de São Pedro da Serra e a Mostra Literária: "Millôr Fernandes" - SESC/RS e exposição do projeto "São Pedro - Cultivando Memórias", da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Como inovação e diferencial, há o Drive-In CINE SESC, que trará entretenimento e distanciamento social, onde o cinema brasileiro proporciona uma experiência cultural e de lazer. A estrutura será montada no Parque Municipal Lothário Cornelius, com uma grande tela. Tendo em vista a segurança, o público poderá permanecer em seus veículos para assistir às produções.
Segundo a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Rosimeri Klein Rech, o tema escolhido, “Virando a Página”, vem ao encontro da situação desafiadora vivida em todo o mundo. “Devido a pandemia, em especial, para as famílias que tiveram de manter as crianças em casa sem ir à escola, os educadores que tiveram que se adaptar às aulas remotas e aos profissionais da saúde que se destacaram por seu papel fundamental no enfrentamento ao coronavírus e na assistência à multidão de pessoas que foram acometidas pela Covid-19”, destaca a secretária.
Além disso, muitas incertezas, medos e angústias surgiram, fazendo parte do cotidiano de milhões de pessoas. “Mudanças e comportamentos foram repensados e necessários, novas atitudes tiveram que ser tomadas e reinventar-se foi a saída para inúmeras situações”, observa. “Após um ano e meio de pandemia, voltamos a ter esperança de dias melhores, o que nos traz ainda mais certeza de podermos encarar as mudanças e fazer delas o início de uma nova história", completa Rosimeri.