Resgate de sementes crioulas é promovido pela Emater de São Pedro da Serra

Notícia de 07/08/2021.

Desde o dia 28 de julho (Dia do Agricultor), a equipe da Emater-RS/Ascar, com apoio da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Comércio e Indústria, está promovendo a Campanha do Troca-Troca de Sementes Crioulas, sendo que o primeiro dia da ação, aconteceu no Centro Regional de Comercialização, com entrega de mudas de chás e também de sementes. Depois da colheita, pede-se que os agricultores devolvam uma porção de sementes, para continuar a enriquecer o “Banco de Sementes”, sementes essas que serão novamente redistribuídas entre os agricultores. Até o momento, a Emater já recebeu 43 espécies diferentes, algumas muito raras.
Segundo a extensionista social, Teresinha Lunkes Stein, com essa ação a Emater objetiva resgatar as sementes que estão desaparecendo, preservar o patrimônio cultural alimentar dos agricultores, redistribuir sementes diversas e principalmente, preservar a diversidade das espécies e dos alimentos saudáveis.
Já a extensionista Carla Baumgarten, lembra que para manter a boa qualidade dessas plantas, é importante cultivá-las adotando práticas agroecológicas, ou seja, dessa forma, as plantas mantém nutrientes importantes para o desenvolvimento do organismo, promovendo saúde e longevidade.
De acordo com Teresinha e Carla , com o plantio e o consumo dessas plantas, é possível diversificar, reduzir o custo e melhorar a qualidade da alimentação, pois são utilizadas espécies “da época” e da região.
Os interessados em participar da campanha, podem retirar e/ou trocar sementes e mudas no escritório da Emater/São Pedro da Serra, durante todo o mês de agosto.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelos fones da Emater: (51) 9 9770-7087 e (51) 9 9583-2911.