Campanha de Vacinação contra o HPV 2015

Notícia de 00/00/0000.

Começou no dia 9 de março inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, todas as adolescentes na faixa etária de 09 a 11 anos de idade devem comparecer aos Postos de Saúde para realizar a vacina. As adolescentes deverão tomar três doses da vacina. A primeira aplicada em março deste ano, a segunda será em setembro e a terceira será agendada para 60 meses (5 anos) após a data da primeira dose, sendo um reforço para que as jovens permaneçam imunes. Os pais devem orientar suas filhas para realizarem a vacinação e para tanto é de fundamental importância a apresentação do cartão de vacinação ou caderneta do Adolescente, como informa a enfermeira Veridiana Rohr Rianldi responsável pelas imunizações do município de São Pedro da Serra.                                                                              

A vacina contra o HPV estará disponível na Unidade Básica de Saúde de São Pedro da Serra a partir do dia 09/03/2015. Sua aplicação será gradativa, pois em 2014, foram vacinadas as adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos. Agora, em 2015, será a vez das adolescentes de 9 a 11 anos. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas que completam 9 anos de idade rotineiramente, como consta no novo calendário de  vacinação do Ministério da Saúde.                                                                                                      

O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero, sendo a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres. A vacina ofertada pelo SUS é eficaz na proteção de mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus.                                                                                                                             

A vacina oferece proteção contra quatro subtipos do vírus causador do HPV (6, 11, 16 e 18). Desses, os 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. Já os tipos 6 e 11 são encontrados na maioria em verrugas genitais.

 

Lembrando...

O QUE É O HPV?

O HPV é um condiloma causado pelo Papilomavírus humano. É popularmente conhecido como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista.  É uma doença sexualmente transmissível com mais de 100 tipos de vírus. Alguns podem causar câncer no colo do útero e no ânus. Não é possível prever quanto tempo o HPV pode permanecer sem sintoma, assim como acontece em outras doenças, como a AIDS.                                                               

A vacina não descarta a necessidade do uso de camisinha nas relações sexuais, que também evita a transmissão de outras DSTs. Quando há lesão (verrugas", há mais risco de contaminação). O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h