Capacitação de Domésticas

Notícia de 00/00/0000.

A Secretaria Municipal da Educação de São Pedro da Serra em parceria com a Emater do município realizaram no último dia 11 desse mês uma Capacitação com as Domésticas do município, contemplando as escolas e demais setores das Secretarias Municipais.

Na abertura do encontro, o Prefeito Ari Weschenfelder e a Secretaria da Educação, Profª. Neuza fizeram a acolhida dando as boas vindas a todas, desejando um ótimo reinício às atividades, bem como, um bom proveito desta capacitação organizada especialmente para este grupo seleto e tão importante para o município.

Inicialmente foi falado da parceria que a Secretaria de Educação tem com a Emater para a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. De como a Alimentação Escolar, na perspectiva de compra da agricultura familiar, possibilita o desenvolvimento sócio ambiental sustentável, além de promover o desenvolvimento local, faz compreender e valorizar a cultura local e principalmente produzir e oferecer alimentos saudáveis sem agrotóxicos aos nossos alunos.

Também foi abordado sobre o papel da Doméstica na escola, a pessoa que está diretamente relacionada à qualidade na alimentação escolar, pois é ela que tem a função de preparar o alimento de forma segura, visando  uma alimentação saudável em benefício à saúde dos escolares.

Complementando o encontro, foi iniciada a Oficina de Pratos variáveis tanto doces como salgados, além de vários sucos naturais. Prevaleceram no seu preparo os produtos integrais, legumes e verduras variados, frutas e ainda orientando da importância do baixo consumo de sal, açúcares e gorduras trans e saturadas.

A nutricionisata, Janete Franke Beschorner, responsável pela Merenda Escolar do município, salientou que foi um dia muito proveitoso para todos, acrescentando: “estamos trabalhando em prol de um único objetivo, que é oferecer um alimento saudável e nutritivo aos nossos alunos, não esquecendo dos nossos fornecedores da agricultura familiar que já fazem parte da nossa equipe para que este trabalho esteja sendo realizado de uma forma muito satisfatória”.