Confirmado o investimento no interposto rural

Notícia de 00/00/0000.

oi assinada na semana passada, junto às autoridades que representavam a Caixa Econômica Federal, o convênio para a construção de um Centro Regional de Comercialização.

A proposta tem por finalidade atender uma demanda debatida nas microrregiões e no Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER VALE DO CAÍ do RS. A mesma atende ao Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, uma vez que a produção diversificada, o aumento da comercialização com ênfase a produtos agroecológicos e típicos da região (in natura, agroindustrializados e artesanato) em um espaço apropriado e coletivo estão contemplados em um dos eixos do PTDRS. A instrumentação de um centro de comercialização é uma antiga reivindicação de organizações formais e informais de agricultores e agricultoras que buscam, através da inclusão produtiva, a melhoria da produção e da comercialização e consequentemente a melhor qualidade de vida do meio rural.

A proposta tem como finalidade viabilizar a comercialização direta aos consumidores e a mercados institucionais, beneficiando inicialmente de forma direta 1785 famílias, principalmente mulheres dos municípios de Barão, Brochier, Maratá, Salvador do Sul e São Pedro da Serra. Proposta aberta para futuras adesões de outros municípios do Território Vale do Caí. A ênfase na questão das mulheres justifica-se pelo fato de estarem a frente de vários processos produtivos como da agroindustrialização, artesanato e de produtos in natura.

A gestão social será feita pelo proponente da proposta, compartilhado pelos demais gestores dos municípios da microrregião, órgãos de assistência técnica (EMATER/RSASCAR), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e beneficiários diretos envolvidos durante todas as fases da proposta: elaboração do projeto (feito a várias mãos), execução da proposta e seu efetivo funcionamento.

A construção deverá ser iniciada em breve tendo tamanho de cerca de 350 metros quadrados. Este Centro de Distribuição contará com espaço para venda e mesas para consumo dos produtos da agricultura familiar no próprio local contando com artesanato e uma vista panorâmica na sacada do prédio assim atraindo mais o turismo.

Segundo o prefeito Ari Miguel Weschenfelder, uma das prioridades neste projeto, além de fomentar a economia rural, é trazer, também, as mulheres a este processo comercial, fazendo com que também tenham maior envolvimento com o trabalho de compra e venda de produtos. “Temos que considerar também que o Centro Regional de Comercialização será uma maneira de fortalecer o turismo rural em São Pedro da Serra e arredores. Será algo benéfico para todos”, apontou o prefeito.