São Pedro da Serra promove curso online de artesanato

Notícia de 24/02/2021.

Quando a Prefeitura Municipal de São Pedro da Serra aderiu ao convênio da Lei Aldir Blanc (criada para proteger o setor da cultura que está parado /sem renda em consequência da pandemia), os artesãos do município logo se mobilizaram e definiram seus objetivos.
Segundo a presidenta da Associação de Artesãos Cantinho da Arte, Ione Cornelius, ser orientado por uma profissional especializada no ramo é um sonho. “Dicas e conselhos são sempre bem-vindos, pois desenvolvem e melhoram a criatividade, gerando um artesanato inovador, com valor agregado e que traduz veemente a cultura da nossa região”, destaca. “Ao longo do Seminário Regional do Artesanato, realizado em 2019, na cidade de São Sebastião do Caí, conhecemos um pouco do trabalho da design Fernanda Sklovsky. Com certeza, ela conseguirá abrir vários horizontes para os artesãos presentes”, completa.
A Emater-RS/Ascar assessorou a Associação de Artesãos Cantinho da Arte, concedendo suporte na elaboração do projeto e buscou o contato da professora para passar uma resposta concreta aos interessados. A proposta foi logo aceita pela comissão.
O curso teve início no dia 11 de fevereiro, com a realização da primeira palestra e contou com a participação de 11 artesãos de São Pedro da Serra. As aulas são totalmente online, com seis encontros de duas horas e cada artesão recebe mentorias individualizadas por vídeo no WhatsApp.
A finalidade dessa capacitação, conforme explica a extensionista Teresinha Stein, é criar uma coleção de peças artesanais com identidade territorial, tanto para o fortalecimento do artesanato, quanto do turismo. Além disso, a iniciativa visa lançar os artesãos no universo online, capacitando-os nas principais ferramentas e formas de comunicação e venda na realidade do mundo após a COVID-19.
O projeto é executado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/2020, Prefeitura, Associação dos artesãos e Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo com apoio da Emater-RS/Ascar. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculado Coração de Maria e a Secretaria de Educação/Centro Cultural de São Pedro da Serra também disponibilizam ajuda.