EM ANO DE CORONAVÍRUS, DENGUE NÃO PARA DE FAZER VÍTIMAS EM TODO BRASIL.

Notícia de 23/11/2020.

 

Desde que começou a Pandemia do Coronavírus, todos os meios de comunicação estão bastante preocupados em divulgar as formas de evitar a proliferação do vírus e assim tentar diminuir os efeitos catastróficos desta contaminação.

 

Em meio a isolamento, álcool gel e distanciamento social é muito importante lembrarmos de outra doença que somente este ano ultrapassou a margem dos 500mil casos em todo o Brasil: A DENGUE.

 

Entre as principais complicações causadas pela doença podemos destacar a desidratação grave, problemas no fígado, no coração, neurológicos e/ou respiratórios, além da dengue hemorrágica, que é uma reação grave ao vírus da dengue que leva à ocorrência de sangramentos.

 

Como é de conhecimento de todos, a Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti com procriação em velocidade extrema, sendo que o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias.

 

A Vigilância em Saúde do Município instalou 7 armadilhas, em pontos no Centro da cidade, para a captura e análise dos mosquitos, o que contribuirá para a identificação das espécies predominantes na região.

 

Essas análises são realizadas na própria Secretaria da Saúde, que possui um laboratório de análise e uma funcionária capacitada para identificação das larvas.

 

Para evitar a proliferação do mosquito é importante que a população tome algumas medidas preventivas.

 

Ações simples como manter as calhas sempre limpas; as caixas d’água bem vedadas; verificar se não existe água acumulada nas lajes; escovar as bordas das vasilhas de água e comida de animais; e descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, devem ser realizadas semanalmente para interromper o ciclo de reprodução do inseto.

 

Não dá para ficar esperando o Poder Público limpar o seu quintal.

Faça a sua parte no combate à Dengue.

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h