PESQUISA REALIZADA MOSTRA QUE PAIS NÃO APROVAM O RETORNO DE AULAS PRESENCIAIS

Notícia de 09/09/2020.

A Secretaria Municipal da Educação encaminhou as famílias dos alunos do município um link de uma pesquisa para saber a opinião dos pais referente a um possível retorno às aulas presenciais.

Como no momento não é possível ofertar um retorno de acordo com o normal que todos estavam acostumados, seguindo o protocolo sanitário e o plano de contingência, as escolas funcionariam somente 2 dias da semana (terças e quintas-feiras); nestes dias os alunos poderiam frequentar apenas um turno, manhã ou tarde, conforme seria determinado, permanecendo apenas 4h no ambiente escolar; não haveria almoço nem horário do soninho na escola; os outros 3 dias continuariam sendo de atividades em casa;

Os pais poderiam optar em manter os filhos em casa, não tendo a obrigação de trazê-los para a escola, sendo que a criança continuaria tendo o direito de realizar as atividades a distância;

Não haveria transporte escolar para alunos da Educação Infantil e para ingressar no ambiente escolar, o aluno precisaria passar pela aferição de temperatura, usar máscara (acima de 2 anos de idade); higienizar as mãos e os calçados;

No ambiente escolar seria mantido o distanciamento; as turmas teriam reduzido número de alunos; os alunos não poderiam ter contato físico com colegas e professores e não poderiam utilizar brinquedos e espaços de uso coletivo;

Crianças com sintomas não poderiam frequentar a escola e se identificado algum sintoma seria imediatamente encaminhado ao setor da Saúde, além disso, se o município estiver em bandeira vermelha a escola não abre ou se estiver aberta fechará novamente até retornar à bandeira laranja ou amarela.

Todas essas orientações foram encaminhadas junto a pesquisa a fim de deixar claro qual seria a realidade escolar caso os pais optassem pelo retorno das aulas presenciais.

A pergunta feita aos pais foi: “Diante das condições apresentadas para o retorno, considerando os riscos e o momento de Pandemia, se as aulas presenciais retornassem no mês de outubro, você mandará seu (a) filho (a) para a escola?

Do Ensino Fundamental 155 pais responderam a pesquisa, sendo que 36 (23,2%) responderam que SIM mandariam seus filhos para a escola e 119 (76,9%) responderam que NÃO mandariam seu filho para a escola.

Na Educação Infantil, 165 pais responderam a pesquisa, sendo que 10 (6,1%) responderam que SIM mandariam seus filhos para a escola e 155 (93,9%) responderam que NÃO mandariam seu filho para a escola.

Diante deste quadro, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o COE Municipal e Administração Municipal, decidiram, perante a pesquisa e por questões de saúde, NÃO RETORNAR AS AULAS nos meses de setembro e outubro.

A secretaria Municipal de Educação continuará trabalhando o Plano de Ação juntamente com os professores promovendo as aulas de forma não presencial.