São Pedro da Serra construindo o Plano Municipal de Educação

Notícia de 00/00/0000.

Na manhã do dia 23 de dezembro, na Prefeitura Municipal de São Pedro da Serra, aconteceu a reunião para oficialização da Comissão Coordenadora Local do Plano Municipal de Educação.

Na oportunidade estiveram presentes o Prefeito Municipal, Ari Miguel Weschenfelder, os membros do Fórum Municipal de Educação e a Equipe Técnica responsável pela elaboração do PME.

O Fórum é composto por 25 pessoas representando diversos segmentos do município, incluindo as Secretarias Municipais da Educação, Administração e Fazenda, Conselho Municipal de Educação, Câmara Municipal de Vereadores, Direções de Escolas Municipais e Estaduais, Pais de alunos da rede Municipal e Estadual de Ensino, Pais de alunos da Educação Infantil, Coordenação Pedagógica, Entidade Cultural e Trabalhadores dos Meios de Comunicação.

Já a Equipe Técnica que está diretamente ligada à construção do Plano é constituída pela Secretaria Municipal da Educação Esporte e Lazer e pelos Conselheiros Municipais de Educação.

Todos têm o desafio de construir coletivamente o Plano Municipal de Educação que terá a validade de 10 anos, sendo que sua conclusão deverá acontecer até junho de 2015.

O trabalho que vem sendo desempenhado pela a Equipe Técnica gira em torno das vinte metas elencadas no Plano Nacional de Educação (PNE), onde as estratégias sugeridas são voltadas à contemplação de cada uma das destas metas que deverão ser atingidas pelo município.

Nesta perspectiva, está sendo elaborado um questionário de pesquisa para o levantamento e coleta de dados, onde posteriormente os mesmos serão analisados e reunidos às demais informações sobre a oferta e a demanda educacional no território do município para a avaliação dos investimentos necessários para cada uma das metas e a coerência do conjunto das mesmas e sua vinculação com as metas estaduais e nacionais.

Segundo a Secretária Municipal da Educação, Maria Neuza Weschenfelder, todo este trabalho está sendo feito para chegar o mais próximo da realidade do Município e encontrar alternativas para melhorar o ensino.

A conselheira Patricia Löff acrescentou que muitos outros encontros ainda acontecerão, onde Equipe Técnica e Comissão Coordenadora se reunirão para trabalhar neste processo de elaboração até chegar à finalização do mesmo e à aprovação definitiva pelo legislativo Municipal.