PACIENTES RECEBEM MONITORAMENTO DIÁRIO

Notícia de 13/07/2020.

 

A Pandemia do Coronavírus vem afetando a todas as pessoas: comerciantes e profissionais liberais sentem na pele a economia despencando enquanto que as pessoas mais propensas a se contaminar com o vírus permanecem em casa, tentando lidar com os efeitos psicológicos que essa situação traz para todos.

 

A Secretaria Municipal de Saúde vem desde o início desta situação acompanhando de perto todo e qualquer paciente que desencadeia algum sintoma que pode estar relacionado com o Covid-19, para tanto disponibilizou uma pessoa que realiza somente o trabalho de contato com os pacientes diariamente a fim de acompanhar o progresso da situação de cada um.

 

A Agente de Saúde Marlene Haupt é quem está realizando este trabalho no Posto de Saúde, é ela também quem alimenta o sistema com as informações dos pacientes e que acompanha de perto cada um deles. “As pessoas nos atendem muito bem e ficam felizes em poderem conversar com a gente” ressalta a profissional.

 

Quando o paciente está sendo monitorado é realizado contato telefônico diário, sendo que a orientação é para que o paciente fique em casa pelo menos pelo período estabelecido ou até que seja diagnosticada a melhora efetiva. Os pacientes em monitoramento são aqueles que apresentam sintomas leves associados ao Vírus.

 

O isolamento de um paciente, implica no isolamento da família que convive com ele, sendo que tal medida é tomada quando o paciente apresenta sintomas fortes que podem estar associados ao Covid-19. Por exemplo o paciente que tiver febre já entra direto em isolamento.

 

A Secretaria dispõe de uma planilha que contém todas as informações individuais de cada paciente e o acompanhamento diário é registrado no Sistema do SUS.

 

Silene Cornelius Auler, Secretária da Saúde de São Pedro da Serra, fala da importância dessas ações: “Estamos lutando contra um vírus que se propaga rapidamente, nossa missão como Poder Público é disponibilizar meios de prevenção e que evitem ao máximo a propagação da Pandemia. O sistema de monitoramento que adotamos desde o início do mês de março vem para nos auxiliar no controle de nossos pacientes e trazer segurança para aqueles que tem algum tipo de sintomas do Coronavírus. Queremos que nossos munícipes fiquem bem e estamos trabalhando incansavelmente para isso”.

 

 

 

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h