DANÇAS FOLCLÓRICAS ALEMÃS

Notícia de 26/12/2019.

As danças folclóricas em São Pedro da Serra iniciaram em 1997. Diferentes gerações passaram pelos grupos das categorias mirim, infantil, infanto juvenil, juvenil, adulto, casados e senhoras. Hoje, 22 anos depois, sempre com muita dedicação, conseguimos trazer vários anos de muitas emoções, surpreendendo além da dança.

Essa história iniciou com a professora Glaci Kunzler Dickel, que através do Projeto Laços de Cultura, desenvolvido pelo Centro Cultural em parceria com a Administração Municipal, atua na missão de representar o folclore alemão com autenticidade e criatividade em vários municípios da região, prezando pela essência da origem do povo.

Graduada em Educação Física com Pós em Administração e Supervisão Educacional, trabalhou por 25 anos como professora de Educação Física, Educação Artística e Danças Folclóricas Alemãs no Colégio Teutônia e na Escola Estadual de Poço das Antas.

A atração pelas artes à fez continuar seus trabalhos com o folclore alemão e eventos culturais. Trabalhou em São Vendelino e atualmente continua atuando em Poço das Antas, Tupandi, Westfália, São Pedro da Serra e em Teutônia. Atualmente ministra 25 grupos folclóricos.

Anualmente, vem buscando aperfeiçoamento nas danças em cursos ministrados por professores alemães. Através de pesquisas nas comunidades onde atua, procura resgatar e preservar a cultura dos antepassados. Seus grupos expõem nas danças e encenações a história que ficou marcada, trazendo ao presente lembranças para quem vivenciou aquela época e compreensão para a nova geração.

Participa com seus grupos em festivais de folclore regionais, nacionais e internacionais, provendo intercâmbios para as regiões de origem do folclore alemão, levando alguns de seus grupos para participação em Festivais de Folclore na Europa.

Utiliza o poder da dança para a interação e para despertar sensações diversas nos seus alunos, tendo a convicção da relevância que isso traz para suas vidas, contribuindo para o aprimoramento das habilidades básicas como instrumento de socialização e formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Com a dança, também aumenta a autoestima, despertando aos dançarinos um mundo mais prazeroso, gerando pessoas mais cooperativas e não competitivas, respeitando opiniões, acolhendo o outro e convivendo em harmonia.