A IMPORTÂNCIA DA ARTE E DA CULTURA

Notícia de 02/12/2019.

 

Aconteceu no dia 25 de novembro, nas dependências da EMEF Imaculado Coração de Maria, a Palestra A Importância da Arte e da Cultura, ministrada pelo Professor Marcos Cardoso, contrapartida social, como ação formativa cultural.

 

A palestra partiu de conceitos básicos do que é arte e do que é cultura, para através desses conceitos buscar estabelecer relações dentro do cotidiano dos alunos.

 

Cada cidadão traz consigo a sua cultura. Mas percebemos com mais clareza os traços de nossa cultura ao nos deparar com diferentes culturas. Por vivermos num país multicultural, fica muito fácil reconhecer características culturais da nossa região.

 

Entre diversas manifestações culturais temos o uso das linguagens artísticas, tais como dança, teatro, música e as artes visuais. “Conversamos sobre a importância da arte em nossas vidas, não apenas como um instrumento de educação e autoconhecimento, mas pelo seu poder de nos tirar do cotidiano e nos propor através da sensibilização um retorno diferente à nossa realidade”, destaca Marcos.

 

A palestra foi de grande valia uma vez que tinha por objetivo aproximar o dia-a-dia dos alunos de alguns conceitos básicos e a partir de aí perceber a importância de preservar nossa cultura, assim como a importância de reconhecer e respeitar as diferentes culturas.

 

Marcos destaca ainda a importância de relacionar o que ministrou com nosso Município: “Após explicar esses conceitos de forma mais lúdica, busquei relações dos temas desenvolvidos com o nosso Desfile Natalino, que aos poucos vem fazendo parte da cultura do município através da fusão de diferentes linguagens dentro de um trabalho artístico comum a todos os participantes”.

 

Lei de Incentivo a Cultura

Realização: Centro Cultural e do Bem-Estar de São Pedro da Serra

Apoio: Município de São Pedro da Serra

Patrocínio: Santa Clara e Mega Embalagens

Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Pátria Amada Brasil Governo Federal

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h