OS GRANDES BENEFÍCIOS DA MÚSICA

Notícia de 19/11/2019.

Já dizia Platão: “A música é o meio mais poderoso do que qualquer outro porque o ritmo e a harmonia têm o seu lugar na alma. Ela enriquece esta última, confere-lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação. ”

Segundo estudos realizados por uma Universidade da Suécia cantar faz bem à saúde do coração e dos nervos, além de aumentar o autocontrole e melhorar o humor de quem canta, pois ela sincroniza os movimentos musculares e as atividades neurológicas dos cantores e, esta sincronização também se aplica, em larga escala, ao coração.

Cantar faz bem, isso é um fato comprovado pelos integrantes do Coral Municipal de São Pedro da Serra, que faz parte integrante do Projeto “Laços de Cultura”. Atualmente com 16 integrantes, o Coral Municipal vem surpreendendo pela qualidade musical apresentada.

Os ensaios ocorrem nas quintas-feiras, às 17h45min, e tem duração de uma hora. O repertório do grupo é variado, com canções tradicionais do Rio Grande do Sul, músicas que marcam a rica cultura do Brasil e também a herança do folclore alemão.

Vamos conhecer o Maestro?

Lucas Augusto Welp é licenciado em música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Montenegro/RS, 2014/1.

Atua como professor de violão, guitarra, contrabaixo elétrico e teclado nas cidades de Colinas, São Pedro da Serra, Teutônia e Westfália.

É regente do Coral Juvenil do Colégio Teutônia e do Coral Municipal de São Pedro da Serra.

Participou do 22º Seminário Nacional de Arte e Educação: Desafios da docência em tempos mutantes, na Fundarte Montenegro/RS, em 2010, do 2º Seminário Arte e Educação na UERGS, projeto de extensão organizado pela Unidade da UERGS em Montenegro, em dezembro de 2012 e do 1ª Seminário Estadual Música na Escola, promovido pelo Grupo Técnico Música na Escola, sob a coordenação da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), em parceria com a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, em dezembro de 2010.

Em 2011 participou do Coro de Queixas de Teutônia, projeto desenvolvido pelo artista alemão radicado na Finlândia Oliver Kochta-Kalleinen, com exposição na 8ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Porto Alegre/RS.

Como músico realizou turnês pela Europa, passando pela Alemanha, Áustria, Espanha, França e Portugal, acompanhando o Grupo Instrumental do Colégio Teutônia e o grupo Arte Escola de Dança.

Faça parte do Coral Municipal de São Pedro da Serra e venha passar momentos de muita alegria, descontração e musicalidade!!!