JOVEM APRENDIZ DO CAMPO APRESENTA PRIMEIROS FRUTOS

Notícia de 19/11/2019.

O Programa Jovem Aprendiz do Campo que teve início em agosto deste ano já vem produzindo grandes frutos.

Aulas práticas e teóricas estão sendo desenvolvidas pelo programa que é coordenado pelo Colégio Teutônia, resultado de uma grande parceria entre Cooperativas e Município, tudo certificado pelo Sescoop/RS.

Na terça-feira, dia 05 de novembro os jovens aprendizes participaram da primeira aula prática de produção de objetos de aprendizagem da Cooperativa Escolar que está em construção.

Nesta primeira aula os alunos aprenderam a fazer rapaduras de chocolate e brigadeiro. A ideia da Cooperativa é simples, são eles que confeccionam e vendem o produto, além de organizarem reuniões e controlarem o financeiro da Cooperativa.

No dia 06 de dezembro será realizada a Assembleia de fundação da Cooperativa dos Aprendizes São-pedrenses, a qual possibilitará aos jovens, lições de cidadania, democracia e empreendedorismo as quais serão aprendidas na escola e levadas para fora dela.

Um misto de alegria e esperança de um futuro melhor, é este sentimento que o jovem Davi Vinicius de Oliveira Ebeling carrega no peito: “O Jovem Aprendiz do Campo está me trazendo novas experiências de convivência, além da grande oportunidade de emprego para nós jovens que buscamos nos inserir no mercado de trabalho”.

O jovem Davi também destaca como está sendo a experiência junto ao Programa: “No meu ponto de vista, a experiência está sendo muito boa, pois é uma forma de conhecermos pessoas novas e conviver com pessoas que a não tem mais uma relação de colegas, mas sim de amigos”.

Amizade, companheirismo e desafio, estes são os ingredientes do programa segundo a jovem Luana Cristina Dapper: “Está sendo uma grande experiência e desafio, uma experiência incrível, acredito que não só para mim e sim para todos os outros jovens que fazem parte do programa, que não são apenas colegas e sim grandes amigos, assim como todos os professores envolvidos”.

Sobre o Programa e sua importância, a jovem Luana destaca: “O Jovem Aprendiz do Campo é um excelente programa onde ele traz para minha vida tanto experiências incríveis como também um conhecimento muito amplo sobre uma diversidade de temas que o curso apresenta, contando com professores muito bem capacitados, além de tudo isso, sei que isso tudo irá agregar ainda mais para uma futura profissão, também trazendo benefícios pra mim como a carteira assinada aos 16 anos, o que é de difícil acesso na comunidade dos nossos jovens”.

O Jovem Aprendiz do Campo é um projeto pensado pela Administração Municipal junto ao Colégio Teutônia e que veio ao município para agregar qualidade de ensino aos nossos jovens além de oportunizar conhecimento amplo e benefícios empregatícios, os quais fazem com que os jovens são-pedrenses tenham uma expectativa de um futuro muito promissor.

media/Luana Dapper
media/Davi Ebeling