TRADIÇÃO E CULTURA QUE ROMPEM FRONTEIRAS  

Notícia de 12/09/2019.

 

O tradicionalismo é um estado de consciência, que busca preservar as boas coisas do passado, sem conflitar com o progresso, através do cultuar, vivenciar e preservar o patrimônio cultural do povo gaúcho.

 

É a sociedade que defende, preserva, cultua e divulga a tradição gaúcha, que congrega defensores dos costumes, dos hábitos, da cultura, dos valores do gaúcho.

 

O Centro de Tradições Gaúchas Estância do Imigrante de São Pedro da Serra, foi fundado em 14 de novembro de 2002, pertencente a 15ª Região Tradicionalista, região que engloba 23 municípios, dentre o Vale do Cai e Vale do Taquari, coordenando mais de 74 entidades tradicionalistas.

 

O CTG teve como primeiro patrão o Sr. Claudio Alberto Graff, na gestão de 2011/2012 tivemos como patrão o Sr. André Elias Donatti, sendo reconhecido como patrão mais jovem do Estado com apenas 18 anos, e atualmente o Sr. Lucas José Werner.

 

Sua sede Física foi Inaugurada em Fevereiro de 2018, na gestão do Patrão Lucas Werner, mas a obra se iniciou na gestão do Patrão André Donatti em 2012.

 

Um CTG para ser considerado ativo precisa realizar atividades de cunho campeiro, cultural e artístico. Participar de rodeios, palestras, rodeios artísticos, cursos realizados pelo MTG, demais atividades oferecidas pelos CTGs e MTG. No ano de 2015 e 2016 o CTG Estância do Imigrante teve uma das pontuações mais altas do Estado, segundo pontuação e classificação do MTG.

 

Na parte campeira atualmente contamos com 20 laçadores ativos, no qual estão sempre em rodeios representado a entidade e município, sempre trazendo alguma conquista, como por exemplo, o menino João Vitor Bender que se consagrou em 2° lugar na Prova de Rédeas Pia, na 25° Festa Campeira do Rio Grande do Sul, a FECARS, na cidade de Campo Bom em 2013 com a idade de 10 anos.
            No ano de 2014 o Departamento Campeiro Realizou seu Primeiro Rodeio, tendo mais de 400 laçadores no local. Atualmente é realizado anualmente o Costelão Campeiro tendo em vista zelar a culinária gaúcha.

 

No departamento cultural tivemos a gestão de 2011/2012, que tivemos o Guri Lucas José Werner se destacando na 15ªRT como Guri Farroupilha e posteriormente representando a 15ª RT no Entrevero Estadual de Peões. Tivemos também Marcia Renner destacando-se como 3ª Prenda da 15ªRT na gestão de 2014/2015, Jonas Henrique Chies como 3º Peão na gestão de 2015/2016 e João Vitor Ebeling Schomer 2º Piá na gestão 2018/2019.

 

No departamento artístico temos um Encontro Artístico que ocorre a cada dois anos. Evento que tem apresentações como: Interpretação vocal, gaita, violão, declamação, trova, e ainda danças de grupo. O objetivo do evento é integração dos CTGs, e descoberta de novos talentos.

 

A Invernada artística, já teve participações importantes em vários festivais. Participaram do 28º Festival Nacional do Folclore, na cidade de Olímpia-SP, também do Festival Internacional do Folclore realizado na Alemanha no ano de 2012.

 

Atualmente o CTG Estância do Imigrante, que faz parte do “Projeto Laços de Cultura” conta com várias categorias nas invernadas, sendo que a partir dos 4 anos de idade todos estão convidados a dançar e cultivar o tradicionalismo junto com essas pessoas que trazem consigo todo o amor por nossa cultura e principalmente por nossa história.

 

Os dados históricos apresentados foram escritos por Jonas Chies, um grande amante do tradicionalismo que desde sempre faz parte da história do CTG Estância do Imigrante, aproveitando a oportunidade convida à todos para participarem dos festejos da Semana Farroupilha em São Pedro da Serra.

 

“Erram aqueles que acreditam ser o Tradicionalismo uma tentativa estéril de ‘retorno ao passado’. A realidade é justamente o oposto: o Tradicionalismo constrói para o futuro”. (Barbosa Lessa)

 

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h