PROJETO FLORES PARA TODOS CHEGA À SÃO PEDRO DA SERRA!

Notícia de 27/07/2020.

Em maio de 2018 iniciou o projeto Flores para Todos, uma grande parceria entre a EMATER/RS-ASCAR e Equipe PhenoGlad (Equipe multidisciplinar e multiinstitucional de pesquisa em extensão em floricultura e paisagismo).

Entre outras instituições que fazem parte da Equipe PhenoGlad, está a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo do projeto é levar, sobretudo ao pequeno produtor, uma opção de diversificação das atividades através da floricultura, introduzindo e gerando renda extra às famílias.

Nas escolas rurais, o propósito é usar uma alternativa pedagógica interdisciplinar, produzir flores para utilizá-las na decoração de festividades, tanto nas festas promovidas pelas escolas como para a comunidade em geral.

O projeto chega à sua sexta fase com ações no município de São Pedro da Serra, município pertencente à regional da Emater de Lajeado. No dia 22/07/2020 foi realizado o plantio de quatro cultivares de gladíolo nos novos produtores parceiros do município, o jovem Cezar Schlindwein (Linha Babilônia), jovem Davi de Oliveira Ebelling e a Família de Maria Teresinha e de Hélvio Simmi.

O plantio foi acompanhado pelos extensionistas Teresinha Stein da Emater de São Pedro da Serra, e Gelcy Baumgarten de Tupandi. O plantio dos bulbos será escalonado na propriedade da família da Maria e do Hélvio, uma parte visando a produção para o Dia de Finados e outra parte para as festas de final de ano. Já na propriedade dos jovens, toda a produção será para o Dia de Finados.

Para o planejamento da produção dos gladíolos, foi utilizada uma ferramenta desenvolvida na UFSM, o aplicativo PhenoGlad Mobile – RS. O município de São Pedro da Serra é pioneiro no projeto. As ações da sexta fase do projeto em São Pedro da Serra serão acompanhadas pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Educação, que estará monitorando as ações com objetivo de expandir o projeto para uma escola rural na sétima fase do projeto. Devido à suspensão das aulas nas escolas municipais e estaduais do RS, a sexta fase do projeto não será realizada em escolas, somente em produtores.

O gladíolo tem sido a flor de corte do projeto Flores para Todos em função da sua ótima aceitação pelo consumidor, fácil produção, baixo custo de produção (a campo), rusticidade e disponibilidade da ferramenta digital em aparelhos móveis para a programação e gestão do cultivo PhenoGlad Mobile. Com o sucesso e o crescimento do Projeto, existe a demanda de produtores e extensionistas de novas espécies de flores para agregar renda e diversificar a produção.