Artesãs fazem do lixo uma arte que é um luxo

Notícia de 00/00/0000.

O embrião do grupo de artesanato de São Pedro da Serra surgiu em 2001, num encontro em que comparecem 23 mulheres. O objetivo era estimular a participação e proporcionar uma ocupação para que as pessoas pudessem ter um espaço onde demonstrar seus talentos e capacidades. Os resultados positivos e surpreendentes motivaram as participantes a continuar e buscar crescer. Com assessoria da EMATER, definem a coordenação do grupo e pactuam alguns compromissos como reuniões mensais, e a realização de outras feiras. E assim, inicia a caminhada dos artesãos de forma organizada.

Ano após ano, o grupo foi crescendo, buscando cursos de capacitação, ora enfrentando muitos obstáculos, mas tentando superar-se constantemente. A Associação de Artesãos “Cantinho da Arte” desenvolve-se articulada com o Fórum Regional da Agricultura Familiar do Vale do Cai, com apoios da Prefeitura e da EMATER, participando de eventos municipais e seminários regionais, potencializando o turismo e constantemente divulgando São Pedro da Serra, atividades que já vão completando 14 anos.

De acordo com Teresinha, extensionista da EMATER, o GT Artesanato/Vale do Caí, esse ano decidiu dar uma ênfase para a reciclagem de materiais, proporcionando cursos regionais de Tapetes manuais, Tapetes de Tear, Tapetes à Máquina e Customização de Bolsas, que utilizam como base, retalhos de confecções. “Nossa região tem um polo têxtil bastante expressivo, que gera uma grande quantidade de resíduos, os quais podem ser aproveitados para produção de artesanato, diminuindo o lixo produzido e proporcionando uma boa oportunidade de geração de renda às famílias envolvidas ” ressalta Teresinha.

Na mesma filosofia, o grupo de artesãos de São Pedro da Serra decidiu focar no Projeto RECRIAR - criar artesanato a partir de materiais recicláveis (mais de 300 quilos de retalhos) que foram doados por empresas de Farroupilha, por intermédio do Vereador Auri Henzel. “ Se todos as pessoas aproveitassem melhor os materiais que elas consideram lixo, os nossos lixões não estariam tranbordando”, comenta a artesã Maria Heinzmann. “Temos que nos preocupar com a sustentabilidade do planeta, fazer nossa parte” complementa Mariche.

Conforme mostram as artesãs, esse projeto consiste na confecção de peças de artesanato com materiais recicláveis, como tapetes, sacolas, bolsas retornáveis, almofadas, capas para tablet e outras utilidades. “ O resultado da venda desses produtos é utilizado para manutenção da casa do artesão, como pagamento de água, luz e material de consumo” diz Iraci Reichert, uma das sócias fundadoras do grupo. “Se outras pessoas da comunidade tiverem interesse em fazer alguns trabalhos, ainda temos bastante material disponível, elas poderão nos procurar nas primeiras segundas feiras do mês, no “Cantinho da Arte”, explica Iraci.

O artesanato com materiais recicláveis está exposto no “Cantinho da Arte”, junto com outros trabalhos variados de artesanato.