Chuva deixa rastro de destruição

Notícia de 20/07/2015.

Ainda que o Brasil seja um local com poucas catástrofes naturais, quando elas ocorrem, causam sustos infinitos deixando, inclusive, perdas financeiras. Por conta das chuvas da semana que passou, São Pedro da Serra foi vítima de um deslizamento de terras. Não poderia ela ser denominada como uma avalanche, pois o deslocamento de terras, ainda que em grandes proporções, não foi gigantesco como em outros países. O certo é que a comunidade ficou de sobreaviso quando a propriedade de Marcelo Alflen foi atingida pela torrente de lama e pedras.

Tanto o aviário quanto a casa do produtor ficaram em risco, tendo danos, de modo que a família foi retirada da residência e, com bom senso, aceitou que um novo deslizamento poderia trazer danos ainda maiores. Vidas preservadas, é hora de recuperar a área de terras, dentro das próximas semanas, com apoio da esfera pública, na esperança de que tudo se ajuste.

De acordo com a defesa civil, não há prazo estipulado para que a propriedade possa retomar as suas atividades primárias, pois é necessário, em primeiro momento, que haja estabilidade climática para tal.

A municipalidade participou dos trabalhos de recuperação das vias e também ajudou a família em momentos de dificuldade. Ainda que a escavadeira da prefeitura tenha, também, sido atingida pelo desmoronamento, teve danos menores. As perdas financeiras na propriedade podem até ser de grande monta, mas seriam muito maiores se vida tivessem sido colhidas.