SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PREPARA RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS

Notícia de 13/01/2021.

As aulas presenciais na Educação Infantil e no Ensino Fundamental já têm data confirmada para recomeçar em São Pedro da Serra.

O retorno das crianças para a EMEI Mimo está previsto para o dia 25 de janeiro. Já no Ensino Fundamental, as Escolas Imaculado Coração de Maria e Pedro Liesenfeld, iniciarão suas atividades no dia 1º de fevereiro.

Na Emei Mimo, as crianças que têm entre 4 meses de idade e 3 anos serão atendidas em tempo integral, ou seja, as mesmas ficarão o dia inteiro e terão almoço na escola, mantendo também o protocolo de distanciamento. Já a pré-escola, com alunos de 4 e 5 anos, terá atendimento somente em meio turno, pois a escola não tem capacidade de atender em tempo integral em função do número de alunos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, as turmas foram divididas a fim de atender o protocolo de distanciamento controlado, conforme decretos emitidos pelo Governo do Estado, atendendo assim somente com 50% de alunos por sala de aula. Já as aulas do Ensino Fundamental terão atendimento em somente um turno, pois da mesma forma que a Educação Infantil, o atendimento é de 50% de alunos por sala de aula.

A organização para a retomada das atividades já começou na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. Conforme explica a Secretária Rosimeri Klein Rech, o objetivo é oferecer maior segurança para os alunos, uma vez que, de qualquer forma, o município não tem como garantir que não haja nenhum contágio da doença. “As crianças são pequenas e sabemos que manter o distanciamento se torna quase inviável”, destaca.

Rosimeri enfatiza ainda que o atendimento será da forma mais segura possível. “Com o uso de EPI’s, conforme estabelecidos nos protocolos, uso de álcool gel e álcool 70, aferição de temperatura, desinfecção de todos os ambientes das escolas nas trocas de turno, tapetes sanitizantes e uso de máscaras, com exceção das crianças até 6 anos”.

Para isso, é necessário que os pais assinem o termo de autorização que estará disponível nas escolas a partir do dia 20 de janeiro, quarta-feira da semana que vem. “As crianças só terão autorização de frequentar a escola com o termo assinado e entregue até a data de início das aulas”, destaca a secretária.

Rosimeri informa ainda que haverá transporte escolar para os alunos da pré-escola (4 e 5 anos) e para o ensino fundamental, com horários a serem definidos. “Os pais que quiserem utilizar o transporte escolar deverão comunicar a escola ou a Secretaria de Educação, caso o aluno ainda não esteja inscrito para a utilização do mesmo”, enaltece.