SAMBA DE GAFIEIRA

Notícia de 29/07/2020.

 

Gênero musical derivado de ritmos e melodias de raízes africanas, como o Lundu e o Batuque. A coreografia é acompanhada de música em compasso binário e ritmo sincopado. Tradicionalmente, é tocado por instrumentos de cordas como cavaquinho e vários tipos de violão, variados instrumentos de percussão e por influência das orquestras americanas, a partir da segunda guerra mundial, passaram a ser utilizados também instrumentos de sopro como trombones, trompetes, e, por influência do Choro, flauta e clarineta.

 

O Samba de Gafieira quanto dança é representado pelo dito “malandro”, que sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor e, ao mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem que queira puxá-la para dançar. Daí também a atitude de se sambar com os braços abertos.

 

É um ritmo que teve muita influência do maxixe e do tango, por isso a semelhança nos movimentos de sacadas de pernas e ganchos de várias formas.

 

O samba de Gafieira foi desenvolvido primeiramente no Rio de Janeiro e atualmente é popular em todo o Brasil e está a cada dia com essa globalização se espalhando pelo mundo.

 

Ficou interessado em aprender esse ritmo genuinamente brasileiro?

 

Acompanhe o vídeo feito pelos professores do Centro Cultural do Projeto Ritmos Brasileiros e bora dançar!!!

 

Todos os vídeos produzidos através deste Projeto estão disponíveis no Youtube através do link: https://www.youtube.com/channel/UC2nEc6Hu2enGCkR4bPFaRQQ?view_as=subscriber

 

Município de São Pedro da Serra

(51) 3645-1050 / (51) 3645-1054 - sic@saopedrodaserra.rs.gov.br
Av. Duque de Caxias, 1799. CEP: 95758-000.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08 às 11:30 e das 13:30 às 17h