SÃO PEDRO SEDIA CURSO DE TURISMO RURAL

Notícia de 26/11/2019.

Aconteceu nos dias 19, 20, 21 e 22 de novembro mais uma etapa do Programa/Curso de Turismo Rural/Módulo: “Os segredos da boa culinária rural”, promovido pelo Grupo Microrregional de Turismo - Caminho das Velhas Colônias (Prefeituras /Coordenações de Cultura e Turismo, STR, EMATER-RS/ASCAR e empreendedores de turismo dos municípios de Barão, Brochier, Salvador do Sul e São Pedro da Serra).

Nesta etapa, São Pedro da Serra foi a sede do curso que foi realizado no Centro Comunitário e Ministrada pela Turismóloga Claudiana Y Castro do Senar.

Na oportunidade, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a importância do resgate da gastronomia típica da região e dos serviços de qualidade na oferta de alimentos nos roteiros de turismo.

Nesse módulo, especificamente, os participantes elaboraram coletivamente cardápios típicos locais e colocaram a “mão na massa” para elaborar pratos da culinária alemã e italiana. Foi destacada a importância da higiene (pessoal, local e equipamentos), tiveram noções de elaboração de cardápios mais equilibrados, dicas de adequada apresentação pessoal, serviços de qualidade, organização e planejamento de refeições e ainda puderam conhecer o roteiro rural “Caminhos da Forqueta” de Arroio do Meio.

Os objetivos principais desse módulo do curso foram proporcionar aos empreendedores de turismo rural que oferecem alimentação, os conhecimentos básicos para qualificar as receitas que herdaram de seus antepassados, bem como estimular a criatividade na elaboração de pratos, um diferencial nos seus serviços que agregue valor e desse modo possa fortalecer a Rota Caminho das Velhas Colônias.

Para concluir as práticas em alto estilo, foi elaborado um cardápio típico alemão e no último dia, um cardápio da culinária italiana, pratos decorados com criatividade e distribuídos numa bela mesa. Estiveram prestigiando o almoço de encerramento, a Secretária Rosemeri Rech (Educação e Cultura), Leonardo Löff (Sec. Agricultura) e Rudimar Gobbato, Gerente da Agência Sicredi Serrana de São Pedro da Serra.

A equipe local da Emater, Carla Baumgarten e Teresinha Stein, lembraram do compromisso assumido no início do Programa de Turismo - STR/Senar (2018), a parceria, o empenho dos colegas da Emater e dos gestores dos municípios de Barão, Brochier, Salvador do Sul, São Pedro da Serra e principalmente dos empreendedores. Foi feito um agradecimento especial à Prefeitura e Sicredi/Serrana de São Pedro da Serra, pelo patrocínio de um conjunto de aventais, toquinhas e bonés, que foram estreados pelos participantes do curso.