CENTRO CULTURAL E DO BEM-ESTAR DE SÃO PEDRO DA SERRA

Notícia de 05/11/2019.

Logo que se tornou Município, São Pedro da Serra alcançou o número de aproximadamente 3.600 habitantes, o desenvolvimento veio rápido e assim percebeu-se a necessidade de formar uma entidade cultural sem fins lucrativos que integrasse a comunidade através do lazer, da arte e da cultura, envolvendo pessoas de diferentes faixas etárias.

Entre estes e outros motivos, o Centro Cultural e do Bem-Estar de São Pedro da Serra juntamente com o Grupo Folclórico Alemão Sankt Petrus, foi criado com a finalidade de proporcionar aos seus munícipes a valorização e o incentivo à cultura folclórica alemã, assim como, preservar o patrimônio histórico e cultural, os costumes, promover o desenvolvimento da cultura regional e, sobretudo proporcionar o lazer e a integração social, cultivando os valores do respeito, da amizade e solidariedade.

O Centro Cultural e do Bem-Estar de São Pedro da Serra foi criado no dia 27 de fevereiro de 1997 por 87 Sócios Fundadores, idealizado pelos Senhores Prefeito Adelar Inácio Mallmann, Vice-Prefeito Clóvis Paulo Steffen, Secretária da Educação Maria de Lourdes Steffen e o Padre Asabido Pedro Ludwig, juntamente com membros da comunidade interessados em colaborar na concretização desta criação.

O Grupo Folclórico Alemão Sankt Petrus é mantido pelo Centro Cultural e do Bem-Estar de São Pedro da Serra, que iniciou suas atividades em março de 1997 com cinco categorias: Infantil, Infanto-juvenil, Juvenil, Oficial e Casados.

Atualmente, o Grupo conta com 106 dançarinos distribuídos em 06 categorias: mirim, infanto-juvenil, juvenil, oficial, Casados e Senhoras.

As aulas são ministradas pela Professora Glaci Kunzler Dickel, que está A frente do grupo desde a sua criação, desenvolvendo um ótimo trabalho.

Através do Projeto “Laços de Cultura” realizado em parceria com o Município de São Pedro da Serra, o Centro Cultural também mantém o Grupo Instrumental de São Pedro da Serra que surgiu a partir das oficinas de música instrumental oferecidas aos alunos das escolas do município.

São disponibilizadas também, gratuitamente aos alunos, aulas de teclado, violão, flauta doce, bateria, violino, guitarra e instrumentos de sopro. Os alunos que se destacam nestes instrumentos são convidados a participar do Grupo Instrumental.

No ano de 2017, com iniciativa do Poder Público, iniciou-se novamente a inclusão da Oficina de Violinos, bem como, do Coral Infanto-juvenil, de forma que estes jovens aprendizes possam através da música e do canto coral mostrar esta arte tão presente de nossos antepassados. Também desde então, outra proposta cultural são as oficinas de teatro ministradas pelo professor Marcos Santos Cardoso que através das encenações teatrais nos mostram um pouco de arte, de magia e de encantamento.

Em 2019 as oficinas foram ampliadas, sendo instituído o Coral Municipal para adultos e também para as crianças, o ballet a dança criativa e o jazz.

O Centro Cultural e do Bem – Estar de São Pedro da Serra com sua Sede na Rua Hugo Hommerding, 203, através de todas essas oficinas mantem viva a cultura e a arte, através do canto, das danças, da música e do teatro, sempre com ênfase nos legados dos antepassados que contribuíram para a história do município de São Pedro da Serra.

Incentive seu filho a participar de uma das oficinas oferecidas pelo Centro Cultural e do Bem-Estar de São Pedro da Serra e assim desenvolver habilidades únicas que somente os artistas possuem, além de estarem engajados num movimento de cultura e de arte que só traz benefícios a saúde física e mental.